Empresa cria garrafa tecnológica para combater as garrafinhas de plástico

Hype do Bem|Hypeando

Hoje em dia, as campanhas para que as pessoas “adotem” um copinho ou mesmo utilizem uma garrafinha é grande. Tudo isso para diminuir o uso de copos e garrafas descartáveis e, assim, tentar diminuir a quantidade de plástico em lixos, rios e oceanos. Se você já adota essa prática, ótimo! Porém, se sua garrafinha é de plástico, você acaba solucionando o problema com o próprio problema: o plástico.

Pensando nisso, uma empresa espanhola investiu na criação de uma garra tecnológica que une design, higiene, tecnologia e preocupação ambiental. Tudo isso na tentativa de combater o uso excessivo de plástico.

A Closca é uma empresa que fica em Valência, na Espanha, mas que sonha alto e quer atingir todo o mundo. Ela acabou de lançar uma garrafinha tecnológica que busca reduzir o impacto ambiental das embalagens de plástico utilizadas pelas indústrias de bebidas. Para isso, ela desenvolveu um produto com design belíssimo: feito em vidro, com material biodegradável no revestimento e o melhor: totalmente higiênica, de fácil manipulação e lavagem.

Mas, onde entra a parte tecnológica?

Bom, cada garrafinha vem acompanhada de um aplicativo totalmente gratuito. Ele indica não apenas os locais onde é possível encher a garrafa como também analisa a qualidade das fontes disponíveis. Os usuários também podem adicionar comentários sobre os locais, a qualidade das fontes e outros detalhes, criando assim uma verdadeira comunidade.

“Uma garrafa de plástico leva quase 400 anos para se decompor totalmente. Mais de 80% das vendidas não são recicladas. Não é sustentável, mas parece não importar”, conta Carlos Ferrando, criador da Closca, ao jornal El Pais. Cada garrafinha está disponível ao valor de 39 dólares. O valor é utilizado para investir na pesquisa e produção de novos produto de grande utilidade que unem preocupação ambiental, tecnologia e praticidade. Mas também para a manutenção do aplicativo, para que ele permaneça gratuito.  “O que queremos é que [as garrafas] sejam usadas para evitar a deterioração causada pelas de plástico”.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter