Quando as máquinas de café em cápsulas – aquelas estilo Nespresso – surgiram, logo elas viraram um desejo de consumo de muita gente. Porém,não demorou muito para que as pessoas vissem um pequeno problema nelas. O que fazer com aquelas cápsulas de café após o uso? Afinal, a princípio elas não eram recicláveis e em meio a tantas discussões sobre o meio ambiente, ninguém queria um lixo a mais para poluir, certo? Pois bem, uma empresa acabou desenvolvendo um produto que é feito, exatamente, a partir das cápsulas de café recicladas!
Estamos falando da Vélosophy, uma startup que se especializou em desenvolver bicicletas. O diferencial é o material utilizado na produção das bikes. Para cada peça produzida do modelo Re:cycle, o alumínio de 300 cápsulas de café é utilizado. A ideia para o desenvolvimento das bicicletas surgiu justamente da parceria entre a statup e a Nespresso – pioneira neste tipo de café. Um dia, Jimmy Östholm, criador da Vélosophy, quis saber mais sobre a campanha de reciclagem da empresa. Ele então perguntou se poderia ter acesso a algumas das embalagens usadas. A partir de então, ele começou a pesquisar os seus possíveis usos.
A dinâmica funciona assim: a Nespresso recolhe as cápsulas de café usadas em postos de reciclagem e as encaminha para a startup. A Vélosophy então limpa e separa o alumínio do material e, a aprtir daí, as utiliza para fazer as bicicletas. A primeira tiragem das bikes feitas de cápsulas de café recicladas está sendo vendida por 1,290 euros. As duas empresas afirmam ainda que, para cada unidade vendida, outra será doada a um jovem estudante na África. Ou seja, você ajuda o meio ambiente e ainda a quem precisa! Isso que é iniciativa! E aqui entre nós: o design da bike, remetedto às cápsulas, é super bonito, não acham?
Fotos: Reprodução