Empresas do segmento de turismo recebem Selo de Qualidade do Sebrae

Acontece|Negócios|Sebrae/CE

Empresas do segmento de alimentação fora do lar, hospedagem e eventos de todas as regiões do estado, recebem nesta quinta-feira (7) o Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae. A solenidade de entrega da certificação será realizada, a partir das 8 horas, no La Maison Buffet.  No total, serão agraciadas 139 empresas que se destacaram pela excelência no atendimento e na prestação de serviços.

Na solenidade deste ano, uma das empresas também será agraciada com o Selo Ouro, por ter conquistado o Selo de Qualidade por oito anos consecutivos. E outras oito empresas receberão o Selo Prata, por terem obtido a certificação por cinco anos seguidos. O programa, que é anual, recebeu em 2017 um total de 175 inscrições.

Todas estas empresas passaram por um criterioso processo de avaliação, onde foram analisados mais de 200 itens, como o estado de suas instalações físicas, o atendimento às normas de segurança, o armazenamento e manipulação de alimentos, a correta destinação dos resíduos e as boas práticas de atendimento, entre outros quesitos.

Após esta avaliação inicial as empresas receberam um relatório com a análise de todos os pontos e as sugestões de melhorias, além de um prazo para os ajustes necessários. Passado este prazo, elas passaram por uma nova visita dos avaliadores, para a elaboração do relatório final.

Somente os estabelecimentos que obtiveram o índice mínimo de 80% em cada um dos itens analisados seguiram para avaliação final de um Comitê Gestor, formado por representantes de instituições do segmento de turismo.  Os integrantes do comitê definiram as empresas que receberão a certificação, a partir da análise dos relatórios produzidos. Para garantir ainda mais lisura ao processo, o comitê só tem acesso aos dados sem a identificação das empresas.

Para a gestora estadual do programa, Evelyne Tabosa, a solenidade de entrega do selo marca o resultado do esforço e da dedicação dos empreendedores do segmento do turismo e de seus colaboradores em oferecer produtos e serviços cada vez mais qualificados aos clientes. “Conquistar o Selo não é uma tarefa fácil e por isso aqueles que conseguem merecem o nosso reconhecimento por terem cumprido todas as exigências do programa e aqueles que, por algum motivo, não foram contemplados este ano não devem desanimar, devem continuar trabalhando, melhorando e buscando se qualificar mais e mais”.

Evelyne destaca que, em tempos de consumidores cada vez mais conectados, investir em qualificação é uma questão fundamental à sobrevivência dos negócios do segmento de turismo. “Com a ampliação do acesso à internet, os turistas buscam e compartilham cada vez mais informações sobre os produtos, serviços e destinos turísticos. Isso exige dos empreendedores uma preparação cada vez maior para oferecerem experiências que encantem a estes consumidores”.

Cultura de Qualidade

De acordo com o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, ao longo destes 20 anos, o Selo ajudou a criar uma cultura de qualidade entre os empresários do segmento do turismo. “O turismo é hoje uma das principais atividades econômicas do estado, devido ao incentivo do poder público, mas principalmente pelo trabalho dos empreendedores que atuam neste segmento. E o Selo Sebrae também deu uma grande contribuição neste processo de crescimento do turismo no estado, porque há 20 anos vem ajudando estes empreendedores a melhorarem seus negócios”.

Segundo Cartaxo, o trabalho do Selo ajudou a criar uma rede de empreendimentos no estado preparados para oferecerem serviços e produtos qualificados. “Em todas as regiões do Ceará, hoje você encontra estabelecimentos de hospedagem e alimentação capazes de atender com qualidade seus clientes mais exigentes e a maioria delas já passou pelo processo do Selo de Qualidade”.

O superintendente lembra ainda que o Selo, que é um produto criado pelo Sebrae do Ceará, serviu de inspiração para o trabalho em outras unidades do Sistema Sebrae, como no Paraná, no Piauí e em Pernambuco.

Serviço:

Solenidade de entrega do Selo de Qualidade do Sebrae

Data: 07/12 ( quinta-feira)

Horário: 8 horas

Local: La Maison Buffet- Av. Engenheiro Luiz Vieira, 555, Papicu

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter