Serão oferecidas mais de mil vagas para pessoas com deficiência em Fortaleza

Acontece|Fortaleza|oportunidades

Apesar do estado do Ceará não ter apresentado resultados satisfatórios em relação a taxa de desemprego este ano, que chegou a subir até mais de 8% no primeiro semestre, quem é portador de deficiência e busca uma oportunidade no mercado de trabalho já pode comemorar.

Numa ação integrada entre Ministério do Trabalho, SINE Estadual e SINE Municipal, os fortalezenses serão beneficiados com o Dia D – Dia da Contratação da Pessoa com Deficiência (PCD) e Reabilitados, que será realizado em todo o Brasil na próxima sexta-feira (25 de setembro).

Com a intenção de incluir deficientes físicos no mercado de trabalho, várias empresas das áreas de comércio e serviços vão disponibilizar, a partir de amanhã, 1.143 postos de trabalho. As maiores demandas de emprego são para as funções de auxiliar administrativo, serviços gerais, telemarketing, balconista de farmácias e de lojas, e auxiliar de produção, entre outras, como na área de vendas.

Os interessados na oportunidade devem comparecer ao Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoa com Deficiência (Cepid), no bairro Cristo Redentor, nesta sexta a partir das 8 horas da manhã, munidos de carteira de trabalho, RG, CPF, laudo médico da respectiva deficiência, comprovante de endereço e currículo (opcional).

Pessoa com Deficiência  2

Esta é a segunda edição nacional do “Dia D da contratação de Pessoa com Deficiência”. Na ação anterior, realizada em 2014, foram inseridas no mercado de trabalho cerca de 1.052 pessoas com deficiência e reabilitados, em diversos estados brasileiros. Em Fortaleza, no ano passado foram oferecidas 674 vagas por 40 empresas. Das 308 pessoas que compareceram ao evento, 208 foram admitidas.

A Reserva Legal de Cargos, também conhecida como Lei de Cotas, (Art. 93 da lei nº 8.213/91) estabelece a obrigatoriedade do preenchimento de cargos para pessoas com deficiência em empresas que tenham 100 ou mais empregados. No entanto, as proporções variam de acordo com o número de funcionários.

 

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter