Com pouco mais de uma semana de sistema aberto, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já havia registrado 5.000.330 inscritos. Os dados referentes são de até às 16 horas da terça-feira (17), segundo o Inep. Os interessados em participar do exame, marcado para novembro, podem se inscrever até sexta-feira (20).
A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, bolsas na educação superior privada por meio do ProUni e vagas gratuitas nos cursos técnicos pelo Sisutec Arquivo Agência Brasil.
Este ano, no início das inscrições os estudantes reclamaram, nas redes sociais, de problemas no site do Inep. Além de lentidão no sistema, foram registradas queixas sobre um aviso equivocado acerca de faltas de candidatos na edição de 2015. Outra reclamação foi a respeito da taxa de inscrição, que subiu de R$63 para R$68.
Lembrando que quem irá concluir o ensino médio em 2016 e estiver matriculado na rede pública de ensino terá direito à isenção automática da taxa de inscrição. Há também a possibilidade de declarar carência para pedir a isenção. Entretanto, quem declarou carência em no ano passado e não compareceu às provas perde o direito neste ano.
Inscrições
A inscrição é feita pela Internet, no site do Enem. O participante deve ter em mãos, no ato da inscrição, o CPF e o número do documento de identidade. Deve também informar um endereço de e-mail. Só é possível fazer uma inscrição por e-mail. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, vai usar o endereço e o telefone celular informado para se comunicar com o participante.
Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. A estimativa é que o Enem deste ano tenha cerca de oito milhões de inscrições. Destas, 2,2 milhões são de estudantes que estão no último ano do ensino médio.
Fotos: Reprodução.