Os estudantes que pretendem ingressar em universidades públicas ou participar de seleções para programas do governo como o Prouni e o Fies devem ficar atentos. Foi publicado no Diário Oficial da União, na sexta-feira (15), o edital com as novas regras do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio).
As inscrições do exame começam às 10 horas de 9 de maio e vão até as 23h59 do dia 20 do mesmo mês. As provas serão aplicadas nos dias cinco e seis de novembro. As datas foram anunciadas na última quinta-feira (14), pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Queremos ter o tempo necessário para que ninguém perca a inscrição. Vamos divulgar o período de inscrição até nove de maio, e eles terão 11 dias para se inscrever”, declarou Mercadante.
Uma das novidades no exame deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa de inscrição, que subiu de R$65 para R$68, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Até o ano passado, a inscrição era paga apenas nas agências do Banco do Brasil. A taxa pode ser quitada até o dia 25 de maio, às 21h59.
Para aumentar a segurança e evitar fraudes, uma das novidades nesta edição do Enem 2016 é que além do uso de porta-objetos lacrados para eletrônicos e detectores de metais, o Inep coletará dados biométricos (impressão digital). A coleta poderá ocorrer no primeiro ou no segundo dia da aplicação do exame. “É uma das fraudes que identificamos, um fazer a prova pelo outro. É fraude zero”, disse Mercadante.
Outra novidade é que partir do Enem de 2016, os estudantes isentos de pagar a taxa de inscrição que não compareceram às provas no ano passado sem justificar a ausência, perdem a isenção. A regra havia sido anunciada em 2015 e publicada em portaria.
A estimativa para esse ano, segundo Mercadante, é de cerca de oito milhões de inscritos.
Fotos: Reprodução.