Energia mais cara

Acontece|Ceará

Hora de reorganizar o orçamento financeiro. Conta de energia ficou mais cara para os consumidores residencias

conta-de-energia_nopatio

A partir do dia 22 de abril os consumidores cearenses deverão sentir o aumento na conta de luz. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário anual da Companhia Energética do Ceará (Colece) que deixará a conta de luz 16,55% mais cara.

A Aneel informou que o reajuste concedido à Coelce foi de 8,09%, inferior aos 13,83% solicitado pela mesma. Assim, o percentual médio da baixa tensão, que inclui residências e comércios, ficou em 17,02% e para consumidores de alta tensão, as indústrias, o percentual é de 16,16%. O ajuste global foi de 16,77%.

A Agência ainda explicou que foram considerados, para o reajuste, o IGP-M, inflação do setor dos últimos 12 meses, os custos com compra e transporte de energia e pagamentos de encargos do setor. Caso a Coelce tenha como cobrir suas despesas a mesma poderá cobrar menos do percentual estipulado pela Aneel. Enquanto a responsável pela energia do Estado não informa as suas despesas o valor no aumento da conta de energia permanece.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter