Que neste período de pandemia de coronavírus os profissionais de saúde de todo o mundo são verdadeiros heróis, isso já não deveria ser nenhuma novidade. Afinal, essa semana mesmo já mostramos várias homenagens a esses profissionais tão importantes, que diariamente arriscam suas vidas enquanto cuidam de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Mas agora foi a vez de um dos mais importantes artistas de rua da modernidade prestar sua homenagem. E pelos traços de Banksy, as enfermeiras viraram verdadeiras super-heroínas!
A obra foi deixada no Hospital da Universidade de Southampton, na Inglaterra. No quadro, vemos a figura de uma criança brincando com uma boneca vestida de enfermeira. A imagem dá a entender que o garoto brinca como ela ela fosse uma super-heroína. Enquanto isso, no balde de brinquedos, os bonecos de outros heróis como Batman e Superman estão esquecidos. Que imagem, ao mesmo forte, tão forte e tão delicada, não é mesmo?
No Twitter, a chefe-executiva do hospital, Paula Head, comentou o presente recebido pelo artista desconhecido. “Tenho muito orgulho de revelar esta obra de arte incrível, ‘Pintando para Santos’, criada por Banksy como um agradecimento a todos que trabalham com e para o NHS e o nosso hospital”, postou ela na rede social.
De acordo com a BBC, o artista deixou o quadro e, junto com ele, uma nota. Nela, Banksy dizia que vai deixar a obra em exposição no hospital até o final da pandemia. Depois, iria leiloar a obra e doar o valor arrecadado para ajudar as instituições Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS). A conta oficial do artista no Instagram também postou a imagem da obra.
Mas, quem é Banksy?
Há cerca de dez anos, várias obras de arte começaram a aparecer nas ruas da Inglaterra e, em seguida, de outros países do mundo. Um artista denominado Banksy assumiu a autoria das obras, mas com uma curiosidade: ele nunca revelou seu rosto. Há vários boatos sobre quem seria o artista, mas nenhuma identidade nunca foi confirmada.
Fotos: Reprodução