Entre Telas Artes Visuais: Conversa com Hélio Rôla

Agenda Cultural|Cultura

Com uma trajetória marcada pela capital cearense, por murais e pela política, Hélio Rôla compôs um acervo artístico que reúne pinturas, desenhos, esculturas e vídeos. Partindo do tema “Cidade, aranha, silêncio”, ele será o convidado da nova edição do Entre Telas Artes Visuais, em que falará sobre sua produção, sua participação no Grupo Aranha e sobre o silêncio, tema que permeia um período significativo de suas obras. A live acontece na próxima terça-feira (18), a partir das 15h, no Instagram do Porto Iracema.

Formado pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas, Hélio também cursou Medicina e pesquisou pintura no Art Student’s League, nos Estados Unidos. Na década de 1980, integrou o Grupo Aranha, coletivo que reunia nomes como Eduardo Eloy, Kazane, Alano de Freitas e Maurício Cals e onde realizou diversos painéis de pintura mural coletiva em Fortaleza e São Paulo. Atualmente, o artista segue produzindo em seu ateliê e seu principal mural é a plataforma Facebook, onde exibe fotografias e fotomontagens com reflexões sobre política e temas diversos.

Em 2017, ao lado do fotógrafo José Albano, Hélio Rôla esteve no Porto Iracema das Artes para ministrar a aula inaugural do Preamar de Arte Visuais, que naquele ano teve como tema “Utopias da Imagem”.

No bate-papo especial que compõe a programação comemorativa dos 7 anos da Escola, Hélio discutirá sua produção ao longo de mais de 50 anos, tocando em temas como a cidade e o silêncio, além de partilhar sobre sua participação no Grupo Aranha. A conversa será mediada por Carolina Vieira, coordenadora dos Cursos Básicos de Artes Visuais.

O “Entre Telas Artes Visuais” é mais uma ação online realizada pelo Porto Iracema durante o período de isolamento social e promove debates entre artistas e pesquisadores sobre suas formações e processos criativos em diferentes contextos.

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Inscreva-se na nossa newsletter