Diferentes técnicas artísticas serão abordadas, na prática, durante as próximas edições do “Entre Telas Artes Visuais”. A iniciativa integra a série “Ateliê Aberto”, que trará profissionais para experimentar e produzir algo ao longo das lives. A primeira acontece na próxima terça-feira (13), com a artista visual Dilly Ximenes, que falará sobre encadernação artesanal através da técnica de costura japonesa. A atividade será mediada pela Coordenadora dos Cursos Básicos de Artes Visuais, Carolina Vieira e transmitida pelo Instagram da Escola, a partir das 15h.
Estudante de Artes Visuais na Universidade Federal Minas Gerais (UFMG) e ex-aluna do Porto Iracema, Dilly trabalha profissionalmente com encadernação desde 2015. Sua primeira experiência com com a técnica aconteceu em 2013, no Cuca Barra, onde voltou para ministrar duas práticas de encadernação. Além da produção, na live, Dilly também partilhará detalhes sobre a técnica e suas características.
Relativamente simples, a costura japonesa também é prática e charmosa. Para quem quiser participar como se estivesse numa oficina online são necessários papéis (a escolha do próprio participante); linha, de preferência com maior espessura (encerada, de bordado/crochê, linha de pipa); e agulha, que dê para usar com a linha escolhida. Também podem ser utilizados materiais como cartolina, napa ou outro material maleável, para a capa, e furador/agulhão, para auxiliar.
O Entre Telas integra uma série de ações virtuais promovidos pelo Porto Iracema das Artes neste período de isolamento social e vem trazendo artistas e pesquisadores para discutir suas formações e processos criativos a partir de contextos diversos.
Fotos: Reprodução / Fonte: Secult