"Palavra do Ano" do Dicionário Oxford não é uma palavra. É um Emoji!

Bizarro|Entretenimento|Internet|Mundo Nerd

Ah, 2015! Tempos em que tirar uma simples selfie tem matado mais do que ataques de tubarão, em que a moda é se vangloriar ao máximo de suas conquistas, comidas e viagens no Instagram e que se usa mais hashtags do que nunca. Se bem que, pelo visto, essa negócio de usar palavras para se expressar vai ficar cada vez mais fora de moda.

Já temos os vídeos do Snapchat que dispensam palavras como exemplo. Então, não seria surpresa que a palavra do ano do Dicionário Oxford não fosse bem uma palavra.

Todos os anos, o Dicionário Oxford elege uma palavra como sendo a “Palavra do Ano”, e de uns tempos para cá, ela sempre tem sido relacionada à tecnologia e às redes sociais. Em 2013, a “Palavra do Ano” do Dicionário Oxford foi “Selfie”, e desde então ela não saiu mais da boca das pessoas. Já ano passado, a palavra da vez foi “braggie”, que em português significa algo como “se vangloriar”. E agora que 2015 se encaminha para o final, chegou a hora de saber qual a nova “Palavra do Ano” do Dicionário Oxford.

Palavra do Ano do Dicionário Oxford2

E bem, como já dissemos lá no título, não se trata bem de uma palavra.  Em vez disso, eles escolheram um emoji (também conhecido como emoticon)! Mas que emoji?! Será que você consegue adivinhar? Qual o Emoji que melhor personifica toda a movimentação cultural de 2014/2015, ganhando o posto de “palavra do ano” do dicionário Oxford? A berinjela? A mulher dançando de vestido vermelho? Aquele do cocô sorrindo? Nada disso. A “Palavra do Ano” do Dicionário Oxford é…

Palavra do Ano do Dicionário Oxford3

Pois é, esse Emoji mesmo: o da carinha com lágrimas de felicidade. Achou que era brincadeira da nossa imagem destacada?

Foi-se o tempo do “kkkkkkk”, do “hahahahahah” ou mesmo do moderninho “lol”. Agora, quando alguém escreve algo engraçado e, ao mesmo tempo, ridículo, as pessoas colocam logo esse Emoji como forma de dizer “Eu estou rindo e chorando ao mesmo tempo, porque isso foi ridículo”.

“Embora os Emojis tenham sido uma marca das mensagens de texto dos adolescentes por algum tempo, a cultura Emoji explodiu no mainstream mundial no ano passado”, disse a empresa em um comunicado à imprensa. “Os Emojis têm vindo para incorporar um aspecto central da vida em um mundo digital que é visualmente orientada, emocionalmente expressiva e obsessivamente imediata.”

Ou seja, a gente se comunica mais por imagens do que por palavras escritas hoje em dia. Será? O que você acha?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter