Entrevista – Neuma Figueiredo, a mulher por trás da Casa Cor Ceará!

Comportamento|Entrevistas

Entre o barulho de obras e britadeiras, luzes difusas, capacetes de pedreiros, e gritos apressados dos arquitetos que, já cansados porem sem perder o empenho, indicavam os últimos detalhes de suas criações, Neuma Figueiredo abriu as portas da Casa cor 2011 para receber com exclusividade Lívia Saboya e a equipe No Pátio. A mulher por trás de todo o sucesso do enorme projeto que é a Casa Cor tirou alguns minutos da sua noite, que parecia longe do fim, para bater um papo descontraído e animado, onde falou conosco sobre sua infância, seus gostos pessoais, lembranças e ainda nos contou em primeira mão algumas surpresas do evento para este ano! Confira a entrevista com esta mulher que dá um show de força, simpatia, talento e sensibilidade!

1. Para começar a entrevista, vamos fazer uma viagem ao passado. Quais os fatos da sua vida, desde a infância, foram decisivos na escolha da sua carreira?

Na verdade, eu nunca imaginei não! Eu sempre quis muito ser arquiteta, ironicamente. Na minha infância a gente costumava escrever cartas ainda, sabe? e tem uma cartinha minha que fiz com 9 anos e minha mãe guardou, na qual eu escrevia para o meu pai: “Painho, eu vou ser arquiteta, e vou fazer o projeto da nossa casa.”Mas no final das contas, eu cheguei a fazer faculdade de arquitetura na UFC, mas não me formei. Infelizmente, quando eu tinha 17 anos meu pai faleceu repentinamente em um acidente de avião e eu me vi tendo que decidir entre a faculdade e o trabalho e optei pelo trabalho. E com isso, comcei a trabalhar muito cedo, ser independente, primeiro como empregada (já na área de administração) e depois montamos a Nika, eu e minha mãe. Mas o destino acabou me colocando de volta neste caminho, o da arquitetura! eu já tinha a loja de móveis e decoração e de repente veio o convite para trazer a franquia Caso Cor para o Ceará! Eu ainda hesitei muito, achei que seria super complicado e difícl, mas no final topei o desafio. E aqui estou até hoje, me encontrei muito nessa profissão e neste projeto, que acabei largando a loja e tudo mais! E hoje sou muito feliz com o que eu faço.

 

2. Na Casa Cor, podemos observar uma ampla variedade de estilos, do rústico ao moderno, do minimalista ao extravagante. Você tem preferência por alguma temática do gênero? Qual seria?

Olha, a minha casa é uma mistura danada! Ela tem o antigo, tem o moderno, o rústico, tudo misturado, sabe? porque eu acho que a casa da gente deve ter isso, deve ter um pouco da história da nossa vida, né? então tem coisas desde a época em que os meninos eram pequenos (Neuma tem 3 filhos já adultos), mas de repente vejo uma luminária na bilheteria da Tok Stok, me apaixono, aí lá vamos nós atrás de comprar a luminária pra colocar na sala, aí misturo com um outro abajur velho que não usava mais e assim vai! Então eu não tenho um estilo certo, mas pra mim tudo que tem conforto é legal, além de precisar ter a cara da gente! Eu sou muito contra aquele negócio de decorar sua casa com tal coisa só porque é a tendência, é o que estão usando,sendo que aquilo não combina com você ou com a sua história de vida, sabe?

Neuma com o marido Esdras e os filhos, Victor, Pedro e Carolina.

3. Apesar de a princípio o seu foco ser em administração, percebemos facilmente a sua paixão por design, arquitetura e decoração. Existe algum espaço ou cômodo de uma casa que te empolgue mais na hora de decorar? Qual?

Ah, eu gosto de tudo, mas acho que meu lugar preferido é o quarto! Mas o meu sonho de consumo é ter biblioteca, que eu ainda não tenho, mas se deus quiser vou ter ainda (risos)! Mas voltando ao quarto, eu gosto muito de ficar nesse ambiente, no meu quarto, ter um quarto gostoso, aquela caminha bem confortável, gosto muito de lencóis também!

 4. Todo o mercado relacionado a design é tão variado quanto competitivo. Quais dicas você daria para quem está iniciando na carreira de decoração? E na de administração?

Acho que o mais importante de tudo é estudar muito, sempre! Acho que em qualquer profissão né? Esse setor, como todos os outros, desde a medicina até o design, a arquitetura, o design, é uma evolução constante e é preciso estar atento às mudanças, atualizado! As vezes você, ou seu cliente podem apreciar mais um determinado estilo, mas como profissional deste ramo é preciso realmente conhecer todos os estilos, o moderno, o rústico, o clássico… Você não pode ser um profissional de “um único estilo”, uma notá só, né? tem que estar preparado para atender ao que o seu cliente quer! Outra coisa que acho importante: Eu acho que o profissional de decoração e arquitetura tem que ter um pouco de psicólogo (risos), para saber ouvir o cliente e traduzir suas necessidades, saber como vai dar  o conforto, o estilo que o cliente quer, conhecer o público é muito mportante!

5. Você possui alguma técnica ou hábito que te ajude na hora de buscar por inspiração ou nas horas em que o stress bate?

Eu acho que minha técnica é sempre respirar, me acalmar e pensar antes de agir, não agir por ímpeto ou impulso. Eu hoje consigo fazer isso, felizmente!

6. A Casa Cor sempre traz a tona tona  talento de muitos arquitetos e decoradores cearenses, alguns já são cativos do evento. Você tem algum arquiteto favorito? quem e por que?

Bom, pra mim todos são muito especiais! Cada um tem um estilo, uma característica marcante, algo de muito interessante. Mas pessoalmente, tenho grande carinho e admiração pelo Sergei de Castro. Admiro tudo no trabalho dele! ele é muito sensível, meu grande amigo e um excelente profissional. Ele fez fachada este ano e fez o escritório da designer textil, vale a pena dar uma olhada!

7. Que mudanças e surpresas teremos nesta edição? pode nos dar algumas dicas?

Acho que a principal supresa é o local, essa coisa de termos vindo para a Praia de Iracema. minha mãe mesmo esteve aqui outro dia e comentou: “Nossa, é muito legal esse novo ambiente, muito ventilado, sem prédio nenhum em volta!”  Deixa eu pensar o que mais de novidade…Ah! Esse ano também teremos duas grandes casas, a casa da família, um casal com 3 filhos e a casa do futuro (de um casal moderno, sem filhos) e outra grande novidade e mudança é a parte social de restaurantes está muito maior e muito legal, quem vier conferir vai se surpreender. E pra terminar, uma coisa inédita que teremos nesta edição é uma área comercial, que nunca tivemos antes. Teremos produtos a venda, uma livraria, uma chocolateria, entre outros, que só visitando pra descobrir (risos!)

Toda a equipe da Casa Cor 2011 reunida em frente a fachada do evento, na Praia de Iracema.

8. O tema da Casa Cor 2011 é “tecnologia no dia a dia” e, grande parte desse viver com tecnologia é a preocupação com a sustentabilidade. A Casa cor tem essa preocupação? Que projetos veremos neste sentido?

Todos os projetos têm um pouco disso. O tema desse cuidado com o meio ambiente e a sustenbilidade, desde 2008 está muito forte na Casa Cor. Nós já fizemos em parceria com o SEBRAE um seminário dentro da Casa cor sobre sustentabilidade na decoração no ano de 2008. Então este é um tema nacional que já faz parte do nosso dia a dia. todos os arquitetos envolvidos no projeto já sabem disso e a ordem sempre é usar a sustentabilidade sempre que possível. Este ano, por exemplo, você vai poder ver uma praça iluminada com gás natural, projetos com iluminação solar e muitas outras novidades. E o mais importante, não são coisas futurísticas demais, tudo é usável e você pode adotar em sua casa. Aqui mesmo posso te mostrar! Esse toldo aqui era um portão de ferro que seria jogado fora e nós reutilizamos nessse espaço, ficou muito legal, não? Então tudo que podemos reaproveitar e dar uma nova roupagem, nós fazemos. Usamos madeira certificada, além de priorizar empresas sustentáveis e da terra. este ano, nós temos o loft cearense, em parceria com o SEBRAE, que sempre fo grande apoiador da Casa Cor 2011, e neste loft absolutamente tudo é produzido no Ceará!

9. Para encerrar, alguma edição da Casa Cor foi particularmente importante ou agradável para você? Qual e porquê?

Todas são especiais! todo ano quando eu vejo tudo pronto eu digo: “Ai, meu Deus, essa é a mais linda de todas!” (risos) eu não sei se todo ano a gente realmente se supera ou se sou eu que sou suspeita mesmo! Mas de qualquer forma acho que posso destacar duas que, para mim, foram muito especiais! A do ano 2009, que foi na casa do Sr. Macedo, e  a de 2000, que foi na casa do senador José Macedo. E claro que a primeira! A primeira Casa Cor aqui em Fortaleza foi inesquecível, até porque era tudo muito novo, tanto pra quem visitava como pra gente que estava fazendo! E lembro que foi uma comoção muito grande, até a Xuxa veio visitar, ficamos muito felizes e realizados! Mas cada ano aprendo mais, pra fazer sempre melhor!

 

 

Vapt-Vupt com Neuma Figueiredo!

Um Hobby – Adoro ler! Leio muito, sempre e às vezes, vários livros ao mesmo tempo!

Um livro – Gosto sempre mais de ficção, mas acabei de ler uma biografia de Nelson Mandela, que amei!

Uma música – Como é aquela música (pede ajuda para a filha mais velha, Carolina)? Ah sim! A última que tenho ouvido o tempo todo e fico colocando em casa, no carro, e saio dançando é Last Dance, da Donna Summer! me relaxa e me anima muito.

Uma comida – Gosto de peixe, principalmente bacalhau! Adorava camarão, mas acabei desenvolvendo uma alergia, então como muito peixe, que é a única carne que como hoje em dia!

Um sonho – Ver meus fihos todos casados e minha casa cheia de netos (risos)!

Para mim, ser feliz é … – Ai, pra mim estar feliz é ver todo mundo que eu gosto, todos ao meu redor felizes! Como é bom a gente evoluir na vida e ver que quem está ao nosso redor também está evoluindo! gosto de ver meus funcionários crescendo, comprando carro, apartamento, me realizo também com a realização deles!

 

Inscreva-se na nossa newsletter