WhatSim: chip feito exclusivamente para usar o WhatsApp
26 de janeiro de 2015
Será que ele está mesmo apaixonado?
26 de janeiro de 2015

Enxaguante bucal pode causar câncer

O uso do enxaguante bucal é uma indicação do odontologista para um bom cuidado e preservação dos dentes saudáveis e bonitos. Porém, apesar de parecer ser um cuidado extra bem inocente, o uso frequente, e a longo prazo, dos antissépticos bucais está sendo associado com o aumento da incidência do câncer de boca.

Hoje, sabe-se que o consumo de bebida alcoólica é um dos fatores de risco para se desenvolver o câncer, porém a pessoa deve beber com uma certa frequência.

No caso dos enxaguantes bucais com álcool, como eles possuem uma porcentagem etílica bastante alta, o risco já pode ser comparado com o daquelas pessoas quem bebem todos os dias.

Enxaguante-bucal-pode-causar-câncer5

De acordo com o Dr. Luiz Paulo Kowalski, médico oncologista e diretor do núcleo de cabeça e pescoço do Hospital A.C. Camargo Cancer Center, quem usa esse tipo de enxaguante bucal diariamente e por um extenso período de tempo tem um aumento de três a quatro vezes da chance de desenvolver câncer. “Ao menos há uns 50 anos se atribui ao álcool e tabaco os riscos do câncer de boca”, diz Kowalski.

O álcool desses enxaguantes pode eliminar bactérias protetoras e facilitar a multiplicação das substâncias maléficas que eventualmente são resistentes. As bactérias, então, transformam o etanol em acetaldeído, substância altamente cancerígena. E é exatamente daí que vem o risco que os médicos tanto falam.

Enxaguante-bucal-pode-causar-câncer1

Artur Cerri, estomatologista (profissional que previne, diagnostica e trata as enfermidades relacionadas com a boca (e todo aparelho estomatognático), explica que o uso frequente desse tipo de produto agride a flora normal da boca. “Alguns enxaguantes contêm potentes antibióticos, e esses medicamentos não são seletivos: matam bactérias boas e ruins. Aquelas que fazem a defesa da boca são mortas e os fungos insensíveis aos antibióticos podem se proliferar.”

Quem usa o enxaguante bucal com álcool apenas esporadicamente não precisa se preocupar. O alerta fica para quem usa o produto diariamente ou até mais de uma vez por dia.

O câncer de boca mais comum, e ligado ao cigarro e ao álcool – seja ele de enxaguantes bucais ou de bebidas alcoólicas –, é o carcinoma epidermóide. “Mais de 90% dos casos estão associados a esses agentes, além do HPV”. De acordo com o oncologista Kowalski, é comum ver pessoas jovens, não fumantes, com câncer de boca.

Enxaguante-bucal-pode-causar-câncer2

Então, fiquem ligados na hora de cuidar da sua boca e dos seus dentes. Os enxaguantes bucais não são essenciais para uma boa higiene bucal, bastam uma boa escovação e o uso do fio dental.  Mas, se você quer usar esse tipo de produto pelo menos vez ou outra peça indicação de um sem álcool para o seu dentista.

 

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *