
E bora de mais dica cultural! O Museu da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) participam da 19ª Primavera dos Museus. Com o tema “Museus e mudanças climáticas”, a iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) convida instituições de todo o país a refletirem sobre sustentabilidade, meio ambiente e o papel educativo dos museus na construção de um mundo mais consciente.
A agenda começa na segunda-feira (23), às 16h, com a roda de conversa “Espaços culturais e cultura surda: relatos e experiências”, no auditório do Dragão do Mar. A atividade é realizada pelo Projeto Acesso, com participação de Davi Bruno, Lyvia Cruz, Sofia Moreira, Weverson Martins e Renata Freitas, que compartilham vivências e trajetórias ligadas à cultura surda e à acessibilidade em espaços culturais.
Na quarta-feira (25), das 16h às 19h, a programação sai do centro e vai até o Jangurussu. Em parceria com as Cozinhas Solidárias e a Zona Viva Jangurussu, acontece o “Piquenique no Bosque Vivo do Jangurussu”, uma vivência coletiva em meio à natureza. A atividade tem certificação do MAC-CE e oferece 60 vagas, com inscrições gratuitas.
Já na quinta-feira (26), às 15h, o Centro Comunitário do Estevão, em Aracati, recebe a roda de conversa “A ancestralidade como tecnologia de resistência em Aracati”, conduzida pela pesquisadora Amadeusa Batista, do MCC. A ação propõe reflexões sobre patrimônio, afroturismo e biointeração nas comunidades tradicionais da APA de Canoa Quebrada (Cumbe, Canavieira, Beirada, Estevão e Canoa Quebrada). A atividade contará ainda com sarau cultural e 50 vagas, com inscrições no local.

A programação de sábado (27) será dividida em dois momentos. Às 8h, o MAC-CE promove a “Trilha urbana Mucuripe – Especial Primavera dos Museus”, com saída da Praça de Nossa Senhora da Saúde, no Grande Mucuripe. A atividade é conduzida pelo Acervo Mucuripe, tem acessibilidade em Libras e 30 vagas disponíveis. No mesmo dia, o MCC realiza a palestra “Acervos comunitários como espaços de educação climática crítica”, com as pesquisadoras Adrisia Rocha, Analina Barros, Cristielen Rodrigues e Maria Diva, na sede da Federação do Movimento Comunitário do Pirambu. A ação contará também com uma exposição sobre acervos ambientais.
Para fechar a semana, no domingo (28), o MAC-CE realiza a mediação “Quando o museu navega: do museu ao mar, fabulações de ida e volta entre o Dragão do Mar e o Poço da Draga”. A atividade será conduzida pelo núcleo educativo do museu em parceria com a ONG Velaumar. O percurso parte da Praça Verde do Dragão e oferece acessibilidade em Libras, com vagas limitadas a 20 participantes.
Inclua na sua agenda! Toda a programação é gratuita.O Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará ficam localizados no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema.
Fotos: Reprodução/ Fonte: Secult