Dizem que com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Se isso é verdade, não sabemos, mas o fato é que com grandes fortunas vem grandes declarações de imposto de renda – ou pelo menos deveria. E é aqui que muitas celebridades acabam sendo pegas por tentar se esquivar de pagar o que devem aos países em que moram. Então, se for uma celebridade que vive na Europa ou nos Estados Unidos então, a cobrança pode ficar ainda mais séria. E a cantora Shakira está se vendo no meio de um dossiê que a acusa de ter sonegado milhares de euros em impostos…
O tal dossiê foi publicado esta semana pelo jornal espanhol El País. Segundo a publicação, a cantora estaria sonegando impostos no país desde 2012. O texto conta que ela está sendo investigada por sonegar cerca de € 14,5 milhões em impostos na Espanha. Mas quanto dinheiro, hein?
A investigação de Shakira
Na Espanha, quem passa mais de seis meses morando lá precisa declarar impostos. E, segundo o tal dossiê, Shakira passou mais da metade do ano no país entre os anos de 2012 e 2014. Ou seja, tempo suficiente para ser considerada residente e ser obrigada a pagar impostos. Vale lembrar que o marido de Shakira é espanhol (o jogador Gerard Piqué) e joga no Barcelona.
Pois bem, já a cantora afirma que não é bem assim. Isso porque ela se afirma “cidadã do mundo” e que, na verdade, “é uma nômade sem raízes”. Ou seja, não moraria em nenhum lugar específico. Mas todo mundo sabe que desde 2011 ela mora com Piqué em Barcelona. Investigações mostram que os parentes da cantora viajam até Barcelona para visitá-la, mas a casa não é no nome dela. Na verdade, Shakira tem uma casa em Nassau em seu nome. Quando precisa de um “comprovante de endereço”, por assim dizer, é o de lá que ela dá. Mas funcionários dizem que ela sequer pisa na ilha há anos! Em 2011 ela já foi processada por sonegação de impostos. Na época, ela pagou cerca de € 24 milhões ao governo espanhol. Em 2012 foi processada novamente, não pagou o valor devido e de lá para cá, não pagou mais nada.
Mas gente, não seria melhor assumir logo que mora no país e pagar o imposto?
Fotos: Reprodução