A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Informática e Inovação da Câmara Municipal de Fortaleza, reuniu-se na manhã da última sexta-feira (26) para escolher os agraciados, deste ano, com a Medalha Paulo Freire, que é a maior comenda da educação do município de Fortaleza.
A concessão da Medalha Paulo Freire tem como objetivo identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais relevantes para a alfabetização e educação de jovens e adultos. Quem conduziu a reunião foi o presidente da Comissão de Educação, o vereador Evaldo Lima (PCdoB).
Ressaltando a importância da homenagem, o vereador disse que a Medalha Paulo Freire segue critérios de absoluta democratização de seus membros. “Na própria reunião da Comissão nós temos a participação das universidades que tem cursos de educação, da Comissão de Educação da Câmara, da União Nacional dos Estudantes, União Brasileira de Estudantes Secundaristas, do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação, além da própria Secretaria de Educação do Município de Fortaleza. Ela se caracteriza pela pluralidade e representatividade de seus membros, e é um reconhecimento da cidade de Fortaleza a personalidades que contribuíram para melhoria da qualidade da educação, que tem uma marca do compromisso com a educação, notadamente, a educação pública em nossa Capital”, pontuou o parlamentar.
Os agraciados com a a Medalha Paulo Freire foram o Professor Cláudio Ricardo Gomes de Lima, atualmente Secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Combate à Fome, o Professor Roberto Cláudio Bezerra, que foi Reitor por duas vezes da Universidade Federal do Ceará, a Professora Lindalva Pereira Carmo, Professora Titular Aposentada da Universidade Estadual do Ceará e o Professor Chico Alencar.
Para a edição deste ano foram escolhidos quatro nomes devido a um empate. A solenidade de premiação será realizada no dia 19 de setembro, dia em que é comemorado o aniversário do educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire.
Fotos: Reprodução.