Carne seca desfiada entre camadas de purê de macaxeira e voilà! Está pronto um dos pratos mais populares do nordeste brasileiro, mas que pode ser encontrado em diversas regiões do País. A ideia da iguaria é esconder a carne como se ela fosse uma surpresa, um prêmio… Entendeu agora porque o prato se chama “escondidinho”?
Tendo surgido em Pernambuco, o escondidinho logo conquistou todo o Brasil e apesar de ser um prato rico em calorias, é bastante nutritivo e saudável. Na cultura nordestina ter carne à mesa tem certo valor cultural, significa fartura, status, poder e acesso à boa comida. Por isso, a importância em guardar a carne para o final.
Logo ele ganhou novas e saborosas versões pelo País e, ao contrário do que parece, é um prato simples e muito fácil de preparar. Nele esconde-se de tudo: Costela, camarão, carne moída, frango, bacalhau, frutos do mar, legumes… Ficou com água na boca? Pois segue com o No Pátio e confere as deliciosas receitas de escondidinhos diferentes.
ESCONDIDINHO DE FRANGO
Ingredientes:
6 batatas grandes;
1 e 1/2 cebolas picadinhas;
2 colher de manteiga;
5 colheres de sopa de requeijão;
1 pitada de sal;
1 peito de frango Seara desfiado;
1 lata de extrato de tomate;
1/2 lata de creme de leite sem soro;
200 g de queijo ralado;
Sal, cebola, pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas e após cozidas tire a casca e as amasse. Em uma panela coloque a manteiga e a cebola para fritar e a batata amassada. Desligue o fogo após dois minutos. Em uma forma untada com manteiga, espalhe a batata e por cima jogue o requeijão. Frite o alho, a cebola e o frango. Em seguida tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Jogue o extrato de tomate e acrescente o creme de leite, depois que ele ferver. Espalhe o recheio por cima das batatas e coloque o queijo ralado. Deixe no forno por cinco minutos. Se quiser adicionar batata palha fica muito gostoso.
ESCONDIDINHO DE COUVE-FLOR
Ingredientes:
2 pés de couve-flor;
Cebola;
1 vidro de requeijão;
1 caixinha de creme de leite;
Pitada de pimenta-do-reino;
Pitada de sal.
Modo de preparo:
Em uma panela de água com sal ferva a couve-flor. Em seguida, refogue a cebola na manteiga e coloque a couve flor já cozida. Mexa um pouco e coloque o requeijão, deixando cozinhar por dois minutos. Logo após, coloque o creme de leite, tomando cuidado para não ferver. Coloque em forma de vidro e sirva!
ESCONDIDINHO CLÁSSICO
Ingredientes:
1 kg de mandioca cozida;
1 lata de creme de leite com o soro;
2 colheres de margarina;
1/2 kg de carne seca dessalgada e cozida;
1 cebola média picadinha;
4 dentes de alho esmagados;
2 tomates sem casca picados;
Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Esprema a mandioca ainda quente e leve para uma panela com a margarina e o sal. Depois que estiverem bem misturados, acrescente o creme de leite e reserve. Refogue a cebola e o alho em um pouco de azeite, acrescente a carne seca desfiada e deixe fritar um pouco, acrescentando os tomates em seguida, só para dar uma murchada. Em um refratário untado com azeite, coloque uma camada do purê de mandioca, a carne seca e termine com o restante do purê. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno pra gratinar
ESONDIDINHO DE CAMARÃO COM AIPIM
Ingredientes:
1 kg de aipim cozido e escorrido;
1 kg de camarão;
1 maço de salsa picada;
1 maço de coentro picado;
1 tomate sem sementes picado;
2 dentes de alho amassados;
1 cebola bem picada;
6 azeitonas picadas;
2 colheres (sopa) de azeite;
Sal e pimenta a gosto;
2 latas de creme de leite;
1 copo de requeijão cremoso;
2 ovos;
2 colheres (sopa) de queijo parmesão.
Modo de preparo:
Em uma panela coloque o azeite e frite o alho e a cebola. Coloque o tomate picado e refogue-o juntamente com os camarões (bem sequinhos). Cozinhe por cerca de três minutos e depois acrescente as azeitonas, o sal e a pimenta. Desligue o fogo e coloque a cebolinha e o coentro. Reserve! Pegue o aipim, bem cozidinho, e misture com ele o creme de leite, 0 requeijão cremoso, os ovos, o queijo parmesão e o sal. Amasse bem para que não fique nenhum pedacinho de aipim. Em um pirex bem untado com azeite, coloque a metade do aipim amassado (purê), coloque a moqueca de camarão e cubra com o restante do purê. Decorre ao seu gosto e leve ao forno médio por aproximadamente 20 minutos, até gratinar.
ESCONDIDINHO DE CHOCOLATE
Ingredientes:
Avelã caramelada (ou castanha do Pará);
50 g de açúcar (1/4 xícara de chá);
50 g de avelã (1/2 xícara de chá);
25 ml de água;
200 g de chocolate meio amargo (1 1/2 xícara de chá);
140 g de manteiga (8 colheres de sopa);
100 g de açúcar de confeiteiro (1 xícara de chá);
60 g de farinha de trigo (1/2 xícara de chá);
4 ovos;
180 g de chocolate branco em tabletes.
Modo de preparo:
Numa panela coloque 50g de açúcar, 50g de avelã (ou castanha do Pará picada grosseiramente) e 25 ml de água. Leve ao fogo médio até caramelar (mais ou menos uns cinco minutos). Reserve. Coloque numa outra panela, em banho maria, 200 g de chocolate meio amargo e 140g de manteiga. Deixe até derreter e ficar uma mistura homogênea. Reserve. Numa tigela coloque 100g de açúcar de confeiteiro, 60g de farinha de trigo e 4 ovos e misture bem. Adicione, sem parar de mexer, o chocolate derretido (reservado acima).
Em potinhos individuais (que caiba 125ml) untados com manteiga e enfarinhados, coloque uma porção do creme de chocolate (feito acima), 3 a 4 avelãs (ou pedaços de castanha), 5 quadradinhos de chocolate branco (40g em cada potinho) e preencha o potinho com mais creme de chocolate até quase a borda. Leve ao forno médio pré-aquecido a 200°C por +/- 12 minutos. Retire do forno e sirva em seguida acompanhado de sorvete.
Dica: Para potinhos de 200 ml deixe o forno a 200°C por 15 minutos.
Gostaram das receitas? Vale ainda incrementá-las com queijos das mais diversas variedades. Mas atenção! Independente do que se for esconder é essencial que a mistura seja consistente para poder contrastar com a cremosidade do purê. E então, vai o menu de esconde-esconde?
Fotos: Reprodução.