O projeto Afetos Urbanos, convidado para celebrar os 10 anos do Espaço Cultural Correios Fortaleza, traz o olhar de Marília Oliveira e Régis Amora sobre o Centro da Capital. Trata-se de uma exposição de fotografia expandida, na medida em que dialoga com outras linguagens artísticas – como o grafite e o estêncil -, propondo uma releitura das memórias afetivas de moradores, trabalhadores e frequentadores do centro da cidade. O projeto parte de entrevistas informais e registros do cotidiano desses personagens, que habitam o espaço do entorno da Agência Central dos Correios em Fortaleza, sendo a exposição composta por 22 fotografias, além de vídeos documentais.
A mostra Afetos Urbanos abre ao público na próxima segunda-feira (13), a partir das 17h, e fica em cartaz até 12 de setembro, com entrada gratuita!
Através do projeto, que também conta com o patrocínio dos Correios, os artistas vivenciaram durante mais de seis meses, manhãs e tardes de encontros com pessoas que transitam, moram e/ou ocupam o Centro, colhendo depoimentos, ouvindo suas estórias, criando imagens e, sobretudo, reconhecendo a partir dessas pessoas aquele local tão cheio de importância e significados. “Essas memórias afetivas ganham o espaço expositivo, promovendo a valorização do patrimônio imaterial fortalezense e sua importância na constituição dos sujeitos enquanto seres coletivos”, explica o curador da exposição, Fernando Jorge.
O projeto Afetos Urbanos se destaca, então, pela narrativa em transmídia. “Cada suporte abarca em sua especificidade uma face da narrativa, e o espectador terá uma experiência mais completa experimentando cada uma delas”, explica o fotógrafo Régis Amora. Assim, a exposição traz algumas fotografias com intervenção em grafite e estêncil do Acidum Project, vídeos documentais com as entrevistas desses personagens do Centro, e os cadernos dos artistas, contendo anotações, planejamentos e observações dos autores sobre a experiência, que poderão ser consultados pelos visitantes. O público também será convidado a intervir em uma parede, com técnicas utilizadas pelos artistas, como grafite, estêncil e costura.
Além disso, o projeto se desdobra por outros caminhos, reverberando em outras mídias, como o site e um livro, com previsão de lançamento em agosto. O site (www.afetosurbanos.com.br) irá apresentar algumas imagens da exposição, informações gerais sobre o projeto e disponibilizar para download o material educativo desenvolvido especialmente para utilização de escolas de ensino fundamental e médio. O site também irá abrigar um mosaico de afetos feito pelo público a partir de postagens no Instagram com a hashtag #afetosurbanos. “Assim, cada um poderá contribuir com seu olhar sobre o Centro da cidade”, reforça a fotógrafa Marília Oliveira.
Durante o período da exposição, serão realizadas oficinas para funcionários dos Correios, palestras e exibição de curtas abertas ao público, e visitas guiadas para estudantes da rede pública de ensino. “Dessa forma, o Espaço Cultural Correios, que investe sistematicamente no fomento à arte e cultura, amplia o acesso do público às exposições e demais ações culturais que promove ao longo dos seus 10 anos de atuação em Fortaleza”, pontua a assessora de comunicação dos Correios no estado, Soraya Barros.
Saiba mais sobre os artistas do projeto Afetos Urbanos!
Régis Amora – Diretor de Comunicação do Ifoto. Membro fundador do Descoletivo. Facilitador de Cursos/ Oficinas de Fotografia. Participou de exposições individuais e coletivas em Fortaleza, além de trabalhos expostos na Paraíba (Pomar de Corpos), Espanha (Corpos) e Portugal (Para Jablonsky, uma cidade). Teve trabalhos publicados nos jornais O Povo, Jornal da Paraíba, Revista Digital Photographer Brasil e Revista Olho de Peixe. Experimenta, ainda, a linguagem do audiovisual. Com o Descoletivo, participou do Festival Encontros da Imagem, em Portugal, em setembro de 2014, com exposição no Museu Pio XII.
Marília Oliveira – Diretora do IFOTO – Instituto de Fotografia do Ceará -, onde ministra cursos de fotografia básica e desenvolve atividades educativas e de fomento e difusão da fotografia. Membro fundadora do Descoletivo, coletivo de fotógrafos que realiza ações de intervenção urbana trazendo à rua exposições itinerantes. Participa da publicação fotográfica Olho de Peixe, pioneira no Ceará, atualmente em sua terceira edição. Investe em pesquisa etnográfica desde 2007 acerca da infância em situação de risco, mapeando o estado do Ceará através das experiências cotidianas de crianças socialmente vulneráveis e vítimas de violência. Participou dos Encontros de Agosto de 2013, com o trabalho “Francisco e Eu”. Integrou exposições coletivas no Centro Cultural Dragão do Mar, Memorial da Cultural Cearense, UECE, Etufor, Travessa da Imagem, SESC e no Museu Pio XII em Braga, Portugal – no festival Encontros da Imagem, junto ao Descoletivo –, e em João Pessoa, Paraíba, no Festival Mundo.
Serviço:
Exposição Afetos Urbanos
Abertura e conversa aberta com os artistas: Dia 13/07 (segunda-feira), a partir das 17h.
Visitação: De 14/07/15 a 12/09/15, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados, das 8h às 12h. Entrada franca.
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (R. Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza).
Telefone: (85) 3255-7262 e fone para agendamentos de visitas guiadas (85) 3255-7142
Programação Especial Espaço Cultural Correios 10 anos – projeções, visitas guiadas com artistas e exibição de filmes de curta-metragem : Dia 05/08, de 8h às 17h. Entrada franca.
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (R. Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza).
Telefone:(85) 3255-7262
Lançamento do livro Afetos Urbanos: Dia 18/08, às 19h.
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza).
Telefone: (85) 3488-8600
Fotos: Reprodução