Cuca Barra abre inscrições para curso de Formação Experimental em Música
2 de dezembro de 2014
A sensualidade de Bruno Gagliasso
2 de dezembro de 2014

Espaço Cultural Correios Fortaleza lança mostra em homenagem a Frans Post

O Espaço Cultural Correios em Fortaleza (CE) promoverá no dia 4 de dezembro a abertura da  mostra “Múltiplos Olhares”, do artista plástico mineiro Pedro Guedes. A exposição é uma releitura sobre a obra do artista holandês Frans Post, primeiro artista a representar o Brasil em uma tela, e ficará exposta gratuitamente até o dia 7 de fevereiro de 2015. Com uma proposta de acessibilidade, a exposição conta com a leitura em braile nas legendas, textos e folder.

A abertura para a imprensa e convidados será no dia 4 de dezembro, às 17 horas, quando o artista e o curador José Alberto Pinho Neves farão uma visita guiada pelo espaço expositivo acompanhados de intérprete de libras. Na sexta-feira (05/12), o artista terá um bate-papo com alunos da rede pública de ensino abordando os temas referentes a sua carreira profissional.

A exposição Múltiplos Olhares é uma produção da empresa Culturare Comunicação e já passou por Juiz de Fora (MG) e Salvador (BA), e agora chega a Fortaleza (CE). Possui patrocínio dos Correios, incentivo do Ministério da Cultura, por meio do Selo da Lei de Incentivo à Cultura e é realização do Governo Federal.

 

A Mostra

Múltiplos Olhares é o reflexo da carreira de Pedro Guedes ao apresentar o primor das técnicas produtivas desenvolvidas em 35 anos de produção artística. Mineiro de Juiz de Fora, o artista apresenta nas 21 telas expostas uma releitura da obra de Frans Post, pintor que acompanhou Maurício de Nassau ao nordeste brasileiro no século XVII, apresentando detalhes na captura das paisagens. A técnica utilizada para esta exposição foi a de “óleo sobre linho sobre madeira” (OSLSM), originária dos pintores flamengos do século XV, misturando hiper-realismo com detalhes da técnica francesa trompe l’oeil.

“Frans Post foi o primeiro artista a representar o Brasil em uma tela. A exposição consta de releituras de algumas obras do pintor. Minhas interferências contam com inclusão de novos elementos, influenciados pelo surrealismo e hiper-realismo, que dão uma nova interpretação, tornando-as obras únicas”, conta Pedro Guedes.

20140828050507_Pedro.Guedes_divulga..o_2

O histórico de Pedro Guedes é o de revisitar quadros famosos de artistas europeus, brasileiros e americanos, reinterpretando obras já consagradas no mundo. Vermeer, Hopper, Norman Rockwell e artistas brasileiros são homenageados pelo artista em versões próprias. Com traços de surrealismo, Guedes manipula formas reais dentro de um espaço virtual, onde livros se misturam com fotos, e a natureza real se confunde com a pintura.

Esta leitura deixa para o observador a ideia de um olhar diferenciado sobre as obras, distinguindo a realidade da fantasia. O artista já teve 30 exposições individuais no Brasil e na Europa e 40 participações em salões de arte, passando por Genebra (Suíça), Califórnia (EUA), Divonne (França), São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre outras cidades.

 

Ficha Técnica – Exposição ‘Múltiplos Olhares’

Artista: Pedro Guedes
Curadoria: José Alberto Pinho Neves
Produção: Culturare Comunicação
Patrocínio: Correios

 

Serviço:

Mostra “Múltiplos Olhares” no Espaço Cultural Correios em Fortaleza (CE)

 Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (Rua: Senador Alencar, 38 – Centro)
Abertura: 04 de dezembro  de 2014 (quinta-feira)
Horário da abertura:  17 horas
Período da mostra: de 5 de dezembro de 2014 a 7 de fevereiro de 2015
Horário de visitação: 
segunda a sexta, das 8h às 17 horas
sábados, das 8h às 12 horas

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: (85) 3255-7142/

E-mail: espacoculturalce@correios.com.br

Visitas monitoradas e agendamento de grupos: (85) 3255-7142

 

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *