Seguimos a semana compartilhando o balanço de atendimentos dos orgãos da Assembleia Legislativa do Ceará. O Espaço do Povo, setor da casa que oferece ao cidadão acesso à informação em meio digital de forma gratuita, atendeu, no ano passado, 7.196 usuários e recebeu a visita de 146 escolas e universidades! O órgão registrou ainda, de janeiro a dezembro de 2019, 8.671 autorizações de cópias, 1.168 prestações de serviço via computador e 710 informações e serviços via telefone.
Segundo o assessor técnico do setor, Ernesto Cartaxo, o perfil do cidadão que busca os serviços do órgão é bastante diversificado e vai desde servidores da Casa até estudantes que conheceram o local por meio do projeto “O Parlamento e a sua História”, do Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce). Ele destaca ainda a importância do Espaço para a realização de pesquisas escolares e trabalhos de faculdade.
“Às vezes, a pessoa está sem perspectiva – a impressão é cara, não tem internet –, vem para cá, toma um cafezinho com a gente e passa o dia inteiro estudando. Uma vez chegou um camarada aqui para nos agradecer. Ele se formou, pegou o canudo e veio agradecer ao Espaço do Povo. As impressões da faculdade, as pesquisas, os trabalhos, foi tudo feito aqui. A gente fica muito contente”, relata.
Frequentadora do Espaço do Povo há cerca de um ano, a estudante do curso de Saneamento Ambiental do IFCE, Jociclea Andrade, disse usar bastante os serviços do órgão, uma vez que não possui internet em casa. “Eu já faço a minha relação todinha: verificar o período de reajuste de matrícula da faculdade, pegar os certificados, ver meus e-mails”, enumera.
Já o pescador Adriano Amaro conta que utiliza os serviços de internet e impressão do EP há mais de cinco anos, sobretudo para verificar processos no Ministério Público Federal. “No momento, estou representando os pescadores no Ministério Público Federal e verificando aqui com que procurador está o processo. Estamos há 40 anos ali na Praia Mansa e não temos estrutura básica, nem banheiro, nem chuveiro, nem iluminação pública. Estou solicitando aqui que o procurador possa intervir naquela área”, explica.
Criado em 23 de maio de 1996 com o propósito de aproximar o cidadão do Legislativo Cearense, o Espaço do Povo ainda possibilita que os usuários acompanhem os projetos que tramitam na AL e busquem informações sobre serviços prestados por órgãos públicos e organizações da sociedade. Atualmente, o órgão dispõe de uma estrutura com 12 computadores e uma impressora, além de um corpo técnico de servidores para auxiliar o usuário.
Durante o recesso parlamentar, o Espaço do Povo está funcionando de terça a quinta-feira em horário reduzido, das 8h às 13h; a partir do dia 3 de fevereiro, o setor retoma seu horário normal, das 8h às 17h. O EP está localizado no hall de entrada do prédio principal da Assembleia Legislativa, com acesso pela avenida Desembargador Moreira, nº 2807.
Fotos: Reprodução