Quase 1,4 milhão (1.391.429) de internações no Sistema Único de Saúde (SUS)* nos últimos três anos foram devidas a diarréias, infecções alimentares, viroses, verminoses e outras doenças infecciosas intestinais. Isso equivale a 1.369 pessoas por dia.
Os principais motivos, com certeza, são à falta de cuidados com a higiene dos alimentos, a falta de maiores investimentos em saneamento básico e o crescimento populacional exorbitante em determinadas regiões do Brasil. Além de investir em saneamento, o Governo brasileiro precisa investir também na educação da população.
Existem muitas formas de levar a informação às pessoas para que elas também façam a sua parte. Com o meu personagem “Inspetor Saúde”, por exemplo, eu faço um trabalho educativo através da televisão, jornais, livros, palestras e internet. Muitas dessas doenças podem ser evitadas com o simples ato de lavar as mãos. A desinformação na área de saúde é geral e atinge todas as camadas da sociedade.
Na próxima vez que você for a um restaurante, observe que até mesmo pessoas com um bom nível escolar, não lavam as mãos antes de comer. Talvez por não possuírem as informações sobre quais tipos de microrganismos e doenças podemos contrair caso não lavemos as mãos.
Sem dúvida alguma está na hora do Governo levar a saúde do nosso país mais a sério e, aproveitando toda essa discussão sobre a volta ou não da CPMF, achar uma fórmula sensata para aplicar mais recursos na área de educação em saúde.
Fonte: Levantamento do IG saúde realizado no Banco Virtual do Ministério da Saúde.
Foto: Reprodução.