Muita tem gente me pára na rua para perguntar qual é a melhor para a saúde, a manteiga ou a margarina! E você, sabe? Vamos lá!
A margarina
É feita de óleo vegetal. Portanto, não possui colesterol nem gordura saturada, pois esses são de origem animal. Porém, esse óleo vegetal, que é líquido à temperatura ambiente, precisa ficar sólido e poder dar a característica de “espalhabilidade”. Senão, como iríamos passar no pão ou na bolacha?
Pois bem. Para ficar sólido o óleo recebe um átomo de hidrogênio numa reação chamada de hidrogenação. Daí vem o nome “gordura hidrogenada”. O nosso organismo reconhece a gordura hidrogenada como sendo uma gordura saturada (gordura animal), então, faz mal da mesma forma que a gordura de uma picanha e da manteiga.
No processo de hidrogenação, aparece como subproduto, a gordura trans. Essa é responsável por elevar o colesterol endógeno (produzido no organismo) e prejudicar o sistema cardiovascular. Danifica os vasos sanguíneos e é acusada também de causar câncer.
A manteiga
Já a manteiga é feita do creme (gordura) do leite de vaca que é batido para dar a cremosidade ideal e adicionado de sal. A manteiga possui colesterol e gordura saturada, por ser de origem animal. Portanto, em excesso, também faz tanto mal como a margarina. E agora? O que comer?
Bom, a indústria desenvolveu um novo processo chamado de interesterificação, justamente para solidificar o óleo sem ter que hidrogená-lo. Ela tem usado este processo para fabricar margarinas e cremes vegetais. Alguns médicos já estão até recomendando estes cremes vegetais que também são enriquecidos com ômega-3, ômega-6 e fitoesteróis (pigmentos naturais que fazem bem ao organismo ). Eu prefiro esperar alguns anos para saber como o organismo reage a esta “modalidade” de gordura.
Por enquanto, se a pessoa tem boa saúde e não possui níveis elevados de colesterol, eu recomendo o uso de manteiga, com moderação.Até porque a manteiga é muito mais gostosa e isso não se discute!