Homem ajuda entregador a terminar trabalho após se envolver em acidente com ele
17 de março de 2021
CMFor aprova projeto com intenção de aquisição de vacinas para o município
17 de março de 2021

Espaços pequenos – 7 dicas para aproveitar bem

Apartamentos de pequena metragem estão cada vez mais comuns nas cidades, não é mesmo? Pensando nisso e no desafio de deixar o pequeno espaço funcional e organizado, o Pátio Hype preparou para você uma lista de como aproveitar melhor os espaços e fazer cada centímetro valer a pena. Confere aí!

1 – Móveis planejados

É impossível pensar em salvar espaço e não pensar em móveis planejados, não é? Isso porque, esses móveis funcionais são perfeitos para ocupar menos espaço e são versáteis para atender todas as suas necessidades, além de serem criados na medida correta do ambiente.

Um bom exemplo, é o uso de camas baú para ter um espacinho a mais de armazenamento sem precisar estantes ou armários.

2 – Espelhos

Um espelho bem colocado pode fazer milagres na hora de dar a sensação de amplitude para o ambiente. Esses coringas da decoração, podem ser utilizados para aumentar a sensação de largura de corredores e cômodos cumpridos.  A dica é colocar os espelhos em áreas de circulação, nas portas dos guarda-roupas, nas paredes ou até embutido nos móveis.

Outra função interessante desses objetos, é a distribuição da iluminação. Em ambientes com pouco iluminação, por exemplo, é posicionar os espelhos em direção a entrada de luz, refletindo-a para a parte interna.

3 – Cores

Aposte em cores mais claras para proporcionar sensação de amplitude no ambiente. No entanto, isso não quer dizer que tons mais escuros são proibidos. O importante, é manter o equilíbrio. Uma boa pedida, é mesclar paredes em tons escuros com teto e pisos claros.

Se quiser trazer mais cor ao ambiente, opte por colocar as cores mais fortes embaixo e as mais suaves em cima

4 – Janelas

Aposte nas janelas grandes! Quanto maior ela for, melhor, já que elas aumentam e muito a sensação de amplitude do espaço. Outra funcionalidade importantíssima das janelas é facilitar a circulação do ar no apartamento.

Sem contar que no quesito decoração, as janelas grandes são um charme né? Quando a vista é bonita, a paisagem externa fica parecendo um quadro em movimento.

5 – Minimalismo

A regra aqui é clara: Menos é mais! Quanto mais bugigangas e objetos decorativos estiverem no ambiente, menor será a sensação de amplitude nele. Sem contar na sensação de bagunça e desorganização.

Na hora de mobiliar, evite móveis muito grandes como estantes, opte por um rack baixo ou até mesmo um painel. As dicas das cores também se aplicam para os móveis, se cores mais claras forem usadas, maior a sensação de amplitude.

6 – Cômodos conjuntos

A união de cômodos, além de dar um ar moderno e sofisticado para o apartamento, ainda de quebra soluciona o problema da metragem curta!

Uma dica super em alta é apostar na cozinha americana, subindo a parede até a metade, só que fechando o restante com vidro. Dessa forma, o espaço fica com um aspecto maior, além de evitar que o cheiro de comida passe de um ambiente para o outro.

7 – Iluminação

Por mais que não pareça, a iluminação influencia e muito na sensação de amplitude. Uma boa saída para apartamentos pequenos é a escolha de várias lâmpadas no teto. Segue abaixo algumas dicas para as luzes.

  • Não aponte o foco de luz para paredes lisas.
  • Não direcione as luzes para o sofá ou para a tv.
  • Opte por cores quentes e centralizadas para os quartos
  • Opte por cores frias para os lavabos e banheiros.

E aí, Curtiu? Conta para a gente o que achou e corre para experimentar uma dessas dicas incríveis! Comenta aqui embaixo qual dica foi a sua preferida e lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa.

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *