filmes imperdíveis
5 filmes imperdíveis para assistir no primeiro semestre de 2021
7 de janeiro de 2021
Programa Mulheres no Parlamento apresenta perspectivas para 2021
7 de janeiro de 2021

Especial 10 dicas para ajudar a salvar o mundo em 2021 – parte 2

Ontem começamos aqui uma lista de dicas para ajudar a salvar o mundo em 2021. Afinal, se tem uma coisa que deveríamos ter aprendido com 2020 foi a importância de cuidar do lugar em que vivemos. E não estamos nos referindo apenas à nossa casa, mas também ao nosso planeta Terra. Então, para mostrar que cuidar do meio ambiente é simples e pode estar nas metas de Ano Novo de qualquer um, voltamos hoje com mais três dicas para deixar seu dia a dia mais sustentável e o planeta mais feliz!

4 – Elimine o uso de descartáveis

Infelizmente, aqui não é o caso de diminuir o uso de descartáveis e sim, de eliminar mesmo. Garfos, copos, pratos, canudos…. Todos são feitos em plástico, não são recicláveis e levam milhares de anos para se decompor na natureza. Eles também são responsáveis pela contaminação de mares, praias e mesmo o lençol freático. Isso mesmo: a água que você bebe está contaminada por plástico. Então, é hora de dizer não aos descartáveis! Isso sem contar que é super chique e fofo andar por aí com seu próprio kit de talheres, canudo em inox, copo reutilizável e afins.

5 – Consuma menos proteína animal

salvar o mundo

Calma que não estamos dizendo para ninguém se tornar vegano ou mesmo vegetariano a fim de salvar o planeta em 2021! Não é para abrir mão da carne, do ovo, do leite nem nada. Mas apenas reduzir o seu consumo. Deixar de comer proteínas animais uma vez na semana – como no movimento Segunda Sem Carne, por exemplo – já ajudaria a reduzir cerca de 50% das emissões de gases poluentes. Então investir mais em uma alimentação baseada em frutas e vegetais, usando a carne como acompanhamento – em vez de estrela do prato – reduziria radicalmente a poluição ambiental. E além do planeta, sua saúde e seu bolso agradeceriam.

6 – Reduza o desperdício

salvar o mundo

Sempre que você deixa aquele resto do comida no prato, compra mais alimentos do que consome ou esquece as coisas na geladeira e quando vê elas venceram, tudo isso é desperdício. O Brasil ainda é um dos países com maior índice de desperdício do mundo. Anualmente, toneladas de comida – muitas vezes próprias para o consumo – vão parar diretamente no lixo. E lá são responsáveis por altíssimos níveis de emissões de gases tóxicos ao ambiente. Então, que tal ficar de olho e comprar apenas a quantidade de alimentos que sua família realmente consome? E cozinhar somente a quantidade certa que ela come? E que tal manter uma composteira em casa para transformar sobras, cascas, talos e sementes em adubo?

Amanha voltamos com nossa última parte do especial, com mais dicas para ajudar a salvar o planeta em 2021 e garantir um futuro melhor para nossos filhos e netos. Então, não perca!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *