5 curiosidades sobre Xuxa, a eterna Rainha dos Baixinhos
6 de janeiro de 2021
Práticas Sustentáveis – Como fazer suas peças durarem mais
7 de janeiro de 2021

Qual a sua meta para o ano que está começando? Aproveitar mais a vida no pós-pandemia? Abraçar mais os amigos? Visitar mais os parentes? Então, que tal colocar “cuidar mais do nosso planeta” como meta também? Afinal, se tem uma coisa que aprendemos nos últimos meses foi que precisamos ter mais cuidado com o local em que vivemos – seja nossa casa seja o mundo. Então, de hoje até sexta-feira, vamos trazer várias dicas em um especial incrível que vai te inspirar a salvar o mundo em 2021. Hoje vamos dar três ideias maravilhosas e simples de colocar em prática no seu dia-a-dia. Vem com a gente nessa também?

1 – Compre com responsabilidade

salvar o planeta em 2021

2020 nos trouxe uma excelente oportunidade para repensarmos a forma como consumimos. Isso porque, com a quarentena, aquele monte de roupas e sapatos novos no armário perdeu completamente o sentido. Será que você precisa mesmo de tanta roupa nova? Será que é preciso mesmo comprar tanta coisa? Então, comprar com responsabilidade é uma importante meta para ajudar a salvar o planeta em 2021 uma vez que você vai estar consumindo menos matéria-prima do planeta e, consequentemente, gerando menos lixo. É uma grande cadeia de sustentabilidade apoiada por uma simples atitude: comprar menos. E, de quebra, seu bolso também vai agradecer!

2 – Compre de quem faz

Você faz ideia de quem faz suas roupas? De onde elas vêm? E a comida que você compra? Os itens que decoram sua casa? Não adianta dizer “da loja”, afinal, se preocupar com a cadeia produtiva também é importante. Em 2020, várias foram as pequenas lojas e profissionais autônomos que perderam seus empregos e viram sua renda diminuir. Então, que tal dar aquela ajudada? Procure em feiras locais e perfis no Instagram, lojas colaborativas e conheça marcas e produtores que fazem e vendem as próprias peças.

Você vai se surpreender com a quantidade de peças de alto padrão e qualidade produzidas por pequenas fábricas e marcas locais. Então, da próxima vez que precisar comprar algo, antes de ir na loja de departamento de marca conhecida ou de comprar na loja de importados, procure uma marca local. Pense que em vez de dar dinheiro para uma multinacional milionária, você vai estar ajudando um pequeno empreendedor a crescer e, muitas vezes, a pagar as próprias contas.

3 – Procure marcas sustentáveis e com uso reduzido de plástico

salvar o planeta em 2021

Que tal levar a sacola retornável para as compras? E não apenas as de supermercado, hein? Opte também por marcas que utilizem embalagens recicladas e, de preferência, que façam o chamado recycling, ou seja, receba de volta embalagens vazias de seus produtos para reciclá-las. Busque também por marcas que não testem em animais e que não utilizem obra-prima derivadas de animais em suas composições. Busque também por marcas que usam ingredientes naturais em sua fabricação.

Viu como simples mudanças na rotina podem ajudar a salvar o planeta em 2021? Então, amanhã a gente volta com mais três dicas para fazer desse um ano diferente para nós e para a Terra.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *