Se você é jovem, talvez em uma conversa com alguém mais idoso já ouviu relatos de como era a cidade antigamente, não é verdade? Fortaleza modificou bastante ao longo do tempo. Antes, temas como mobilidade urbana e segurança pública, não eram preocupações para a população da ainda tranquila cidade. O ritmo era mais calmo e a rotina das pessoas então, nem se fala, era bem diferente da correria que vivenciamos nos dias atuais.
E, inspirando-se em toda essa transformação constante e rápida, o nosso último Especial 290 anos vem te mostrar um pouquinho dessa riqueza histórica. Selecionamos imagens do fotógrafo Nelson Bezerra, onde o artista retratou cenários e marcos da capital cearense na década de 1970; confira as fotos abaixo:
Vista da orla litorânea de Fortaleza, hoje Av. Beira Mar
Região das antigas Salinas, onde um homem caminha entre as montanhas de sal
Centro da cidade de Fortaleza, próximo ao Cineteatro São Luiz
Sobrado do Doutor José Lourenço, no centro de capital
Sobre o fotógrafo
Nelson Figueiredo Bezerra é formado em Ciências Sociais e é autodidata na arte da fotografia. Nascido no ano de 1945, na capital do Ceará, Fortaleza, o talentoso fotógrafo iniciou sua carreira profissional em Salvador, produzindo imagens para construtoras. Quanto a vida profissional,Nelson Bezerra trabalha hoje, principalmente, nas áreas comercial, publicitária, industrial e de arquitetura, tendo participado de mostras coletivas em âmbito local e nacional. Além de ser bastante premiado e reconhecido no ramo da fotografia artística, Nelson Bezerra também já foi jurado de exposições de artes plásticas e fotografia.
Gostou dessa viagem no túnel do tempo? Esperamos que tenha curtido nosso Especial 290 anos durante essa semana. Passou tão rapidinho, hein?! Deixe aqui nos comentários a sua opinião e não esqueça: continue navegando pelo No Pátio! Nossas editorias estão recheadas de muita informações, dicas, babados e curiosidades pra você! 😀
Fotos: Reprodução