Especial Mulheres Incríveis: Ronda Rousey

Hype do Bem|Hypeando

Para quem não lembra, essa semana temos o esperado UFC Fortaleza. Várias estrelas do MMA mundial estarão em nossa cidade, seja para competir, seja para participar. Dentre as pessoas que vão vir apenas prestigiar o evento, está a brasileiríssima Amanda Nunes, primeira brasileira a conquistar um cinturão no UFC.

Amanda Nunes manteve seu cinturão ao derrotar, na sua última luta, a praticamente lendária Ronda Rousey. E, apesar de Amandinha ser a dona do cinturão, é de Ronda Rousey que vamos falar hoje. Até porque, se não tivesse uma Ronda Rousey, dificilmente teríamos uma Amanda Nunes com o cinturão…

Ronda Rousey é, sem dúvida, um dos mais importantes nomes do MMA feminino e, principalmente, do UFC. A esportista – que já foi medalhista olímpica no judô – foi uma das responsáveis pela aceitação de mulheres lutando dentro do octógono do maior campeonato de MMA do mundo: o UFC.

No início, um dos “figurões” do UFC, Dana White, sempre declarou que, no que dependesse dele, mulheres jamais disputariam um cinturão, ou sequer entrariam em um octógono do UFC. Mas Ronda resolveu mostrar que as mulheres mereciam sim uma chance de entrar no campeonato. Em outras competições paralelas, ela foi finalizando suas oponentes, uma a uma. Até que, em 2012, ela foi a primeira mulher contratada pelo UFC. Arrasadora, não é mesmo?

Após conquistar fama como lutadora, Ronda também passou a ganhar força como atriz e modelo, participando de vários comerciais e mesmo filmes. Isso fez com que muitas pessoas a criticassem, dizendo que ela devia se dedicar somente à vida de lutadora, mas ela não ligou e continuou fazendo aquilo que a deixava feliz.

Ronda não se considera feminista. Mas… Graças a Ronda Rousey, de 2012 para cá, o número de mulheres no UFC cresceu vertiginosamente. Hoje, 67 mulheres de raça disputam o cinturão em três diferentes categorias. Ronda Rousey, infelizmente, já não tem a mesma força de antes, e perdeu, pela primeira vez, duas lutas em sequência no UFC. Há rumores de que ela deve se aposentar dos octógonos e deve se dedicar apenas à carreira de atriz e modelo. Mas, seja como for, o seu nome estará gravado para sempre dentre os mais importantes das lutas marciais do mundo.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter