Especial Mulheres Incríveis: Viola Davis

Hype do Bem|Hypeando

Março é internacionalmente conhecido como o Mês da Mulher. Ao longo de seus 31 dias, lembramos de muitas lutas ligadas à causa feminista, briga por igualdade de direitos e, claro, mulheres incríveis que são verdadeiros exemplos de força e determinação.

E para homenagear algumas delas, a gente aqui do Pátio Hype decidiu mostrar, a cada dia, ao longo dessa semana do Dia internacional da Mulher, um pouco daquilo que faz dessas mulheres tão arrasadoras. E para começar, trouxemos alguns fatos sobre Viola Davis, atriz, negra, norte-americana. A primeira atriz negra a ser indicada três vezes ao Oscar, diga-se de passagem! Mas Viola é muito mais do que isso…

A atriz tem 51 anos e hoje é um dos mais importantes nomes da dramaturgia dos Estados Unidos, atuando com destaque em séries e filmes. Atualmente, ela está no ar como Annelise, de How To Get Away With Murder e acabou de ganhar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em Um Limite Entre Nós.


Recentemente, ela revelou ao público que, de sua infância, guarda apenas uma única foto. Na entrevista, ela contou que como ela era muito pobre, seus pais não tinham dinheiro para uma câmera fotográfica, ou mesmo para pagar um fotógrafo. Na mesma entrevista, ela falou que cresceu em uma casa muito simples, infestada de ratos. Ela nunca levou nenhum coleguinha para sua casa e contou que dormia completamente enrolada, com um lençol no pescoço, com medo dos ratos a morderem durante a noite.

Mas apesar da infância pobre, Viola não se abateu e batalou pelos seus sonhos. Na adolescência, ela ganhou uma bolsa de estudos para uma pequena escola em Rhode Island, onde morava. Se dedicou intensamente aos estudos e entrou para a Juilliard, uma escola de música, dança e artes cênicas de Nova York. Tamanha dedicação e amor ao teatro logo a levaram à Broadway e claro, aos cinemas.

Uma de suas atuações mais marcantes é no filme Histórias Cruzadas, no qual ela vive uma empregada nos tempos a segregação racial dos Estados Unidos. Forte, cativante e emocionante, tanto que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, em 2012:

Nesse mesmo ano, Viola decidiu ser uma dessas mulheres incríveis e empoderadas: em vez de usar uma peruca, ela foi ao Oscar com seu cabelo ao natural: crespo e curtinho. E nem precisa dizer o ba-fá-fá que foi… Mas lá estava ela, divando no tapete vermelho. “Eu resolvi tirar minha peruca, pois queria passar a ser eu mesma. Eu adoro perucas e ainda vou usá-las de vez em quando. Mas o que eu sentia era que, cada vez que eu colocava uma peruca, eu estava pedindo desculpas por ser quem eu sou: uma mulher de pele escura e com o cabelo crespo”, declarou a atriz.

De lá para cá, foram muitas premiações, reconhecimentos e claro, discursos. Viola Davis é uma dessas mulheres incríveis que aproveitam cada oportunidade para militar em favor de sua causa: a luta pela visibilidade das mulheres, principalmente, as negras. Em 2015, Viola fez um discurso memorável que entrou para a história das premiações. Confira abaixo:

Aliás, todos os discursos de Viola são incríveis, tão incríveis quanto ela… Olha só como foi o do OScar desse ano:

De arrepiar, não é mesmo? Um exemplo de mulher forte, determinada e que segue na luta por seus ideais. Parabéns por todos os muitos prêmios!

 

Fotos e vídeos: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter