Esperar pelo amor da sua vida faz sentido

Comportamento|Estilo de Vida|Pesquisas


Que atire a primeira pedra quem nunca passou uma parte considerável da vida procurando o amor verdadeiro – a alma gêmea, a outra banda da laranja, o acorde que faltava ou tampa da panela – ? Entretanto, a busca incansável pela companhia perfeita não é exclusividade dos seres humanos, muitos animais também procuram o mesmo.

Foi o que revelou um novo estudo feito com aves publicado na revista “PLoS Biology”. A investigação sugere que há benefícios evolucionários em esperar pelo amor e encontrar o parceiro ideal. O melhor é que os resultados também podem ser aplicados aos seres humano. 

Durante o estudo, os pesquisadores deixaram 160 aves escolherem seus próprios parceiros num grande recinto comum. Depois que os pássaros tinham escolhido seus pares, eles foram colocados em gaiolas menores por cerca de dois meses. Metade dos casais foram alojados com o parceiro escolhido, enquanto a outra metade foi alojada com parceiros escolhidos pelos cientistas. Usando aves que tinham sido escolhidas anteriormente, pelos cientistas ou por outro pássaro, eles controlavam a possível confusão de unir pássaros com companheiros “objetivamente” inferiores.

O resultado foi dramático. Pássaros que reproduziram com parceiros de sua própria escolha tiveram 37% mais filhotes que sobreviveram à idade adulta, do que as aves que copularam com um parceiro não escolhido por ela. Isso mostrou que alguma forma de compatibilidade com o seu par é importante para o sucesso reprodutivo desses pássaros.

Amor 1

Os cientistas afirmam que há duas possibilidades para que os pares “forçados” não tenham sido tão bem sucedidos na reprodução. Uma delas é que os parceiros eram geneticamente menos compatíveis. A outra possibilidade, é que os parceiros tinham um comportamento menos compatível (por exemplo, em seus temperamentos).

Portanto, é provável que os nossos próprios comportamentos de escolha do companheiro, incluindo “namorar” e “terminar”, sejam parte de uma estratégia evolutiva para encontrar um parceiro compatível, que iria (pelo menos na história evolutiva) melhorar o nosso sucesso reprodutivo.

Então se você ainda não encontrou o grande amor da sua vida, não se desespere. A biologia evolutiva sugere que vale a pena o tempo e o esforço gasto na procura.

 

Fotos: Reprodução. 

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter