A pluralidade da cultura latino-americana vai fazer parte desse final de ano na capital cearense com o espetáculo El Hijo del las Américas! De coprodução com o grupo Patos Mojados e com apoio cultural do Prêmio Iberescena, a peçaagora chega à Fortaleza, com encenações do espetáculo no próximo sábado, dia 10 de dezembro, no Cuca Jangurussu; e domingo, dia 11, Teatro do Dragão do Mar. El Hijo del las Américas já realizou apresentações em Arneiroz, no IX Festival dos Inhamuns – Circo, Bonecos e Teatro de Rua; e no Circo Escola Lona da Maria, em Itapipoca.
El Hijo del las Américas conta a história de Juan Perez Da Silva, que, cansado de sua rotina de trabalhar como escravo para o Dono da Grana, decide sair do emprego, lagar seu lugar de conforto que o aprisiona, para tentar compreender o sentido da vida. Durante um sonho, escuta uma voz que sugere uma viagem atemporal rumo ao desconhecido, seguindo o rio invisível em busca do filho das Américas, onde encontrará sua identidade. Nesse caminho, encontra vários personagens da cultura popular latino-americano, ícones, mártires e mitos, onde aos poucos vão lhe mostrando a verdadeira história jamais contada, dando conselhos e saberes.
A peça, desse modo, revela uma poética que mistura as linguagens do teatro, música e artes da palhaçaria. “É neste ambiente contemporâneo que a epopeia se sucede, trazendo à tona discussões como a subsistência, a capacidade de resiliência e a expertise criadora para fugir da escravidão moderna e navegar com mais autonomia nos tortuosos caminhos da insegurança”, explica Orlângelo Leal, ator, dramaturgo, diretor teatral, compositor e um dos fundadores do grupo de Itapipoca.
Serviço:
Espetáculo El Hijo del las Américas
Programação:
Próximo sábado, dia 10 de dezembro, às 18h30 – Cuca Jangurussu – Fortaleza
Domingo, dia 11 de dezembro, às 20h, Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Fotos: Reprodução