As flechas do cupido atravessam as janelas da empresa e acertam o seu coração e o do seu colega de trabalho. E agora? Vocês se veem todos os dias na empresa, têm habilidades parecidas e interesses que se completam, é natural que isso tenha acontecido. No entanto, namorar um companheiro de trabalho pode ser um jogo perigoso, especialmente se você não é do tipo discreta.
Além da convivência em tempo integral, prato cheio para o relacionamento cair na rotina, há o medo de como isso será encarado pelos outros parceiros de trabalho ou até mesmo pelos empregadores. Mas como a paixão costuma ser arrebatadora e inevitável, o único jeito é adequar-se a ela. Porém, antes de mergulhar de vez no seu romance de escritório, você deve seguir algumas regras para não atrapalhar o seu rendimento profissional e não desgastar a relação com o gato. Veja as dicas do No Pátio e estabeleça certos limites:
◊ Observe a política da empresa
Quando dois colegas se envolvem, o primeiro passo é saber a política da empresa sobre relacionamentos: algumas proíbem totalmente, outras têm restrições para casais do mesmo setor ou entre chefes e subordinados. A dica é comunicar o gestor e perguntar qual o melhor caminho a tomar, como uma transferência de departamento, por exemplo. Lembrando que o melhor é fazer isso antes que a notícia chegue de forma distorcida ou o casal seja comunicado que eles estão infringindo uma regra da empresa.
◊ Cuidado com demonstrações de afeto
A palavra de ordem é discrição, mesmo em ambientes de trabalho informais. Importante: festas de final de ano, por exemplo também são um compromisso de trabalho, sem lugar para beijos apaixonados. É importante agir como colegas, e não namorados, porque, nesse ambiente, o que é privilegiado é o perfil profissional. Portanto, não caia na tentação do isolamento. No horário do almoço, por exemplo, não tem problema que o casal sente junto, desde que não fiquem só os dois.
◊ Trabalho na empresa, relacionamento em casa
Existe uma linha que separa vida pessoal e profissional que não deveria nunca ser ultrapassada. Então, é necessário que o casal faça acordos que limitem essa interferência: assuntos de trabalho que não podem ser comentados em casa e discussões conjugais que não podem ser levadas para o ambiente profissional. Algumas dicas práticas para não misturar os dois âmbitos no relacionamento são:
– Definir com clareza funções, regras e atividades;
– Respeitar e valorizar o ritmo de cada um no trabalho e em casa;
– Não comentar assuntos de noites passadas ou acontecimentos privados, mesmo que por e-mail;
– Fazer de tudo para que vocês sejam vistos como profissionais independentes, com opinião própria;
– Não revelar confidências ou intimidades do companheiro para colegas.
◊ E se terminar?
A dica é que o casal sempre considere que, caso o relacionamento não dê certo, eles terão que continuar convivendo de forma profissional, civilizada e produtiva. Por isso, a importância dos limites durante o relacionamento. Outras atitudes que podem ser tomadas em caso de separação é avisar o chefe de imediato para evitar comentários inconvenientes pelos corredores e não discutir questões da separação no local de trabalho nem por e-mail.
Uma pesquisa realizada pelo International Stress Management do Brasil (Isma-BR) apontou que casais que trabalham em uma mesma empresa possuem um relacionamento mais agradável. Dos entrevistados, 80% disseram sentir menor desgaste emocional porque compreendem melhor o trabalho, a carga horária e o estresse do outro. Entre os parceiros que trabalham em organizações diferentes, somente 37% têm a mesma estabilidade na relação.
Mas, reforçando que como tudo na vida tem o lado positivo e o negativo, é importante seguir essas dicas que o No Pátio listou e evitar alguns probleminhas. Afinal, tudo o que você deseja é curtir o seu amor, não é?
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