“Estamira – Beira Mundo” na Caixa Cultural Fortaleza

Agenda Cultural|Cultura|Teatro

Estamira, Beira do Mundo – Foto Emi-Hoshi - menor

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 9 a 11 de agosto, Estamira – Beira do Mundo. Grande sucesso de público e crítica, o espetáculo figurou na lista dos 10 melhores espetáculos na seleção do jornal O Globo, entre as três melhores peças em cartaz na seleção da revista Veja Rio e entre os melhores espetáculos na seleção da revista Bravo!.

Adaptação a quatro mãos para o teatro – Dani Barros e Beatriz Sayad assinam juntas a dramaturgia do espetáculo – do premiado documentário Estamira, de Marcos Prado, sobre a história real de uma mulher descoberta pelo cineasta no Aterro Sanitário do Jardim Gramacho e que se tornou personagem central de seu filme.

Uma catadora de lixo, doente mental crônica, com uma percepção do mundo surpreendente e devastadora. A peça não só é um documentário sobre Estamira, mas também um depoimento pessoal e artístico de Dani Barros, que reconheceu na história da personagem da vida real retratada no filme de Marcos Prado parte de sua experiência pessoal. O pano de fundo da história é o lixão, porta pela qual adentramos o universo de Estamira. Lá são encontradas cartas, memórias, histórias que não conseguimos jogar fora.

Estamira, Beira do Mundo – Foto Luis Alberto Gonçalves - 2 menor

“Desde pequena sempre tive uma forte atração pelo lixo. Meu apelido de infância era Maria Caquinho. Sempre que eu ia à praia ficava catando saquinho, plastiquinho, copinho, achava que as coisas iam sentir frio à noite. Me sentia a Mulher Maravilha, salvando todos aqueles caquinhos. E assim eu cresci: catando, juntando. Não jogo nada fora, acho que tudo um dia vai servir para alguma coisa: cacarecos, histórias, fotos, lembranças… Achei no teatro um lugar para depositar meus guardados”, afirma Dani Barros.

Com uma linguagem que passa do grotesco ao sublime, do drama à comédia, a peça é palco para a tensão entre a loucura e normalidade, realidade e ficção, assim como é Estamira. Segunda a diretora Beatriz Sayad, há histórias que de tão lindas merecem ser contadas, de tão fantásticas se tornam teatrais. Histórias que são duras demais para serem lembradas, caras demais para serem esquecidas. E que encontram no teatro uma morada.

Após as apresentações, com 70 minutos de duração, a atriz participa de debates sobre o processo criativo do espetáculo.

Serviço:

ESTAMIRA – BEIRA DO MUNDO
Data: De 09 a 11/8
Local: Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
Horário: Sexta-feira e sábado, às 20h. Domingo, às 19h.
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)
Telefone: (85) 3453-2770

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter