Mesmo com as políticas de inclusão social e apesar do assunto estar sendo discutido mais amplamente nas redes públicas e privadas de ensino de todo o Brasil, o desafio enfrentado todos os dias por milhares de pessoas com deficiência ainda é grande e as dificuldades podem ser sentidas nos quatro cantos do País. Para quem tem interesse na questão, estão abertas as inscrições para II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Assembleia Legislativa).
O evento será realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da SCDH, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Fortaleza (Comdefor). Durante a Conferência Municipal, a temática “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A Transversalidade como a Radicalidade dos Direitos Humanos – Compreendendo as Interfaces com a Política Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência de Fortaleza (PADEF)” será discutida para deliberação de políticas públicas que fortaleçam os direitos destas pessoas.
A II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência segue calendário do Governo Federal, estabelecido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE). O evento é considerado a instância máxima de deliberação sobre o tema e tem a atribuição de avaliar a situação das políticas públicas atuais e propor diretrizes para o seu aperfeiçoamento.
Além de proporcionar reflexão e discussão nas transformações sociais, o momento é usado como estratégia na garantia de direitos das pessoas com deficiência. A Conferência Municipal será preparatória para a IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontece em Brasília entre os dias 15 e 18 de março de 2016.
Os interessados em participar da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência têm até o dia 16 de novembro para efetuar a inscrição através do site da Prefeitura de Fortaleza. Outra opção é a inscrição presencial na Coordenadoria de Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH).
Fotos: Reprodução.