Viajar é sempre bom! Mas, antes de chegar ao destino dos sonhos e curtir as férias ou o fim de semana de descanso, lazer, badalação e lugares bonitos ao mesmo tempo, é preciso tomar alguns cuidados para que tudo saia bem. Uma dessas precauções é verificar se o seu veículo está, de fato, em condições de suportar várias horas na estrada: freios, água no carburador, óleo, pneus em bom estado, tanque cheio…
Depois de tudo confirmado é a hora de lembrar umas regrinhas básicas de conduta de um bom motorista! Afinal de contas você é responsável pela vida de quem anda com você e dos passageiros que vão nos outros veículos. O No Pátio mostra os cuidados que você tem que ter:
1 – Dirigir na estrada é bem diferente de dirigir na cidade. Então, quando for colocar o pé na estrada preocupe-se em usar a visão periférica. Assim, é bem mais fácil ficar de olho em tudo o que acontece ao seu redor e não ser surpreendido.
2 – Tenha cuidado com as manobras bruscas. Só as faça se for extremamente necessário, como para desviar de um animal. Nunca esqueça de ligar os faróis. Mas, isso não quer dizer luz alta! Muita gente acha que só porque está na estrada pode andar com farol dessa forma, o que é um erro. A luz alta ofusca os outros motoristas.
3 – Sinalização é tudo! Sinalize a cada ação que for fazer. Sempre deixe o outro motorista consciente.
4 – Não queira ir além de seus limites. É muito comum, depois de longas horas de viagem, o motorista sentir sono excessivo, enjôo, fome e dores de cabeça. Sendo assim, pare e tome um café em algum lugar. Além de dar aquela acordada você ainda vai esticar as pernas! Mas, se o cansaço for muito grande, passe a direção a outra pessoa que esteja bem.
5 – Sempre dê uma paradinha. A cada duas ou três horas é recomendável que você pare o carro e ande um pouco para estimular a circulação sanguínea e relaxar os músculos do corpo. Fazer alguns alongamentos também é indicado.
6 – Conheça o carro que irá dirigir. Saiba o momento certo de acelerar, trocar de marcha e os possíveis barulhos e luzes.
7 – Fique atento ao tempo, ao clima e as condições da estrada. Asfalto ruim atrapalha a aderência e pede uma velocidade mais baixa. As chuvas prejudicam a visibilidade e nessas condições, andar em baixa velocidade também é lei.
8 – O pisca alerta só deve ser usado quando o carro estiver parado e em casos de emergência. Nada de ligá-lo sem motivo justo e ainda mais com o carro em movimento.
9 – Atenção! Só ultrapasse pela faixa da esquerda. É importante também manter distância do veículo da frente. Nada de andar “grudado” no outro carro.
10 – Cinto de segurança além de ser obrigatório é de extrema importância para a segurança de todos os passageiros. Ele deve ser usado tanto por quem ocupa os lugares da frente, quando por quem está atrás do carro.
Veículo em excelentes condições e motorista consciente do seu papel no trajeto da viagem o resultado, claro, é que todo mundo chegue ao destino bem, intacto e pronto para curtir os dias de folga! Afinal de contas, quem não gosta de um período de sossego?
Fotos: Reprodução