Estudantes cearenses fazem mapa colaborativo de pessoas em situação de rua

Hype da terra|Hype do Bem|Hypeando

Seja pelo aumento do desemprego ou por infelicidades da vida, o número de pessoas em situação de rua em Fortaleza está crescendo. Somente no ano de 2015, quase duas mil pessoas estavam em situação de rua na capital cearense. Os dados são da pesquisa municipal sobre População em Situação de Rua.

Esse é o o dado mais recente que se tem sobre o tema. Porém, alunos de jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) acreditam que este número seja muito maior. E, para ter uma real dimensão das condições das pessoas em Situação de rua em nossa cidade eles criaram um projeto colaborativo que faz parte do site Além do Papelão.

A proposta do site Além do Papelão é relatar histórias de pessoas que vivem sob condições de extrema vulnerabilidade e risco social. E, dentre elas, estão aquelas que moram nas ruas. O intuito tanto do site quanto do mapa colaborativo é registar onde existem concentrações desse público. “Queremos identificar onde que essas pessoas se fixam, para que daí, políticas públicas sejam direcionadas à elas”, declarou a estudante Caroline Rocha ao site Agência da Boa Notícia.

Juntamente com Caroline, os estudantes Calebe Rodrigues, João Duarte, João Pedro Silva e Wanderson Trindade também fazem parte do projeto. A ideia foi desenvolvida na disciplina Jornalismo na Internet, sob orientação do professor Rafael Rodrigues.

Com o projeto e o mapa colaborativo, os alunos pretendem despertar políticas públicas voltadas para essa população. Qualquer pessoa pode auxiliar no mapeamento das pessoas em situação de rua em Fortaleza. Basta acessar diretamente o mapa e registrar a localização de quem esteja nesta realidade. Outra forma também é escrevendo para a equipe do Além do Papelão através do e-mail alemdopapelao@gmail.com.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter