Já que a sétima arte amplia horizontes e aumenta a emoção, por que não trazê-la para o processo de ensino-aprendizagem e aproximar o público estudantil da narrativa audiovisual? Com a missão de levar a exibição de curtas e longas metragens ao interior do Ceará, e ainda formar estudantes e professores de escolas públicas para a produção de filmes, o projeto A Escola Vai ao Cinema retoma sua programação este ano pelo município de Sobral.
Promovida pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, a iniciativa realizará durante toda esta semana a “Oficina de Cinema de Animação” na Brinquedoteca de Sobral (Rua Travessa Adriano Dias), das 8 às 12 horas. A formação é destinada a 20 participantes.
Ministrada pelo cineasta Telmo Carvalho, a oficina irá ensinar de forma prática todas as etapas de produção na técnica 2D, utilizando lápis de cor sobre papel. No final, os estudantes irão produzir um curta-metragem a ser exibido na próxima edição do projeto, que deve ser lançada ainda este ano.
Edição 2015:
A programação teve início em setembro do ano passado, por ocasião do Seminário Cine Educação destinado a 320 professores de Quixadá, Limoeiro do Norte, Sobral e Aracati. No mesmo mês, foram exibidos filmes para aproximadamente 12.500 alunos das quatro cidades.
Em novembro, houve oficinas em Limoeiro do Norte e Quixadá com participação de 20 alunos em cada cidade. Os curtas e o longa-metragem foram assistidos por mais 13.500 estudantes também das quatro cidades.
Nesta mesma edição os alunos participaram de um Concurso de Redação, que terá o resultado divulgado durante o lançamento da próxima edição do projeto, que tem o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, das Prefeituras Municipais e Secretarias de Educação de Limoeiro do Norte e Sobral e a parceria do Pinheiro Supermercado.
Serviço:
A Escola Vai ao Cinema – Em Sobral
Data: de 07 a 11 de março
Informações: (85) 98743-8330
Fotos: Reprodução.