Estudo faz mapeamento das cidades mais inteligentes do Brasil

Comportamento|Pesquisas|Turismo


Uma pesquisa realizada em 700 municípios brasileiros com o objetivo de definir quais os que têm maior potencial de desenvolvimento no país ranqueou os mais inteligentes. As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo – mesmo com o trânsito conturbado e a saúde e a educação longe de atingirem o ideal – lideraram o ranking de modelos a serem seguidos.

O levantamento, que foi realizado pela consultoria Urban Systems em parceria com a revista Exame, foi apresentado durante o evento Connected Smart Cities 2015, ocorrido entre os dias três e cinco de agosto, em São Paulo. As 11 áreas da gestão pública dos 70 indicadores que o estudo analisou foram: economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, planejamento urbano, saúde, segurança, tecnologia e inovação. 

A consultoria apontou a cidade do Rio de Janeiro como a mais inteligente, tendo obtido destaque nas áreas de tecnologia e inovação, conquistando 29,99 pontos em um total de 63, destacando-se ainda nas áreas de economia (1º), empreendedorismo (2º), mobilidade (3º), meio ambiente (7º), educação (9º) e saúde (14º).

inteligentes 2Já Vitória, que ficou na sétima posição entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil – e ocupando, no quesito educação, a terceira posição -atingiu o topo do ranking no quesito saúde. Tendo obtido nota 4,4, a capital capixaba deve ao sistema Prontuário Eletrônico grande contribuição para ter alcançado este resultado, juntamente com o sistema on-line, que oferece uma variedade de serviços, como avaliação do atendimento por meio de mensagens SMS (torpedos) e gestão do agendamento de retorno de especialidades e atestados médicos, que permitem validação através do uso de QR Code, o que evita fraudes.

Para Thomaz Assumpção, presidente da Urban Systems, o estudo servirá para que os poderes público e privado despertem para novas formas de ver as cidades. “É preciso que representantes tenham consciência dos investimentos e aprimoramentos que devem ser realizados nas diversas áreas mapeadas.”

 

 

Fotos:Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter