É normal hoje em dia ficarmos o dia todo conectados. Passamos horas na frente do computador, do tablet e do smartphone. É inegável que a tecnologia é necessária em nossas rotinas e que ela veio para facilitar nossas vidas. Não há quem não esteja “conectado” hoje em dia, e quando encontramos alguém que não esteja online como todos nós, consideramos que essa pessoa praticamente “não existe”.
Mas o que muita gente não sabe é que, além de tornar nossas vidas mais fáceis e de ser um meio de aproximar as pessoas, a tecnologia também pode causar sérios problemas de saúde. Estudos revelaram que 68% dos jovens de hoje sofrem de sintomas da Sindrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC). A doença causa dores e desconforto visual quando se passa muito tempo na frente de uma tela, já que a luz azul dos aparelhos eletrônicos causa o ressecamento e irritação ocular, causada pela menor frequência de piscadas. Será que não estamos exagerando? Existe mesmo uma relação entre as dores e tecnologia?
A pesquisa e descoberta foram iniciativas do projeto organizado pela ONG Visual Council. Segundo eles, os efeitos podem ser minimizados com simples atos como: diminuir o brilho da tela do computador, dos smartphone, dos tablets e com pequenos intervalos das telas digitais, geralmente, de meia em meia hora deve-se olhar para outro lugar, assim é possível relaxar o olho.
É importante sempre saber dosar todas as nossas ações do dia e, como os smartphones estão sempre disponíveis, temos que ter um controle maior ainda, com o propósito de cuidar da nossa saúde e eliminar a relação das dores e tecnologia!
Fotos: Reprodução