Quem não conhece algum amigo ou colega com excesso de vaidade? Muitas vezes isso não é algo que se possa considerar positivo para o bem-estar do corpo masculino. O fato acontece por que estas pessoas, extremamente vaidosas, exageram nas preocupações em manter a aparência perfeita o tempo inteiro.
Esta é uma constatação de estudos feita pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. A pesquisa que foi publicada no Jornal Daily Mail mostra justamente o quanto esta áurea de vaidade pode causar. De acordo com o Co-autor da pesquisa, David Reinhard “Ao mesmo tempo que há uma percepção grandiosa de si mesmo, há uma visão pessoal muito frágil e que leva a estratégias como a agressão quando o sentido de superioridade é ameaçado”, explica.
Ainda de acordo com a pesquisa, esta extremidade narcisista de alguns homens faz com que haja um aumento da pressão arterial, além dos altos níveis de cortisol (hormônio do estresse), ainda que em momentos de relaxamento! Em casos mais extremos pode se constatar desde transtornos de personalidade até uma forte depressão!
Isso acontece porque o excesso de vaidade aciona de maneira crônica um circuito de estresse no corpo masculino! Para que os pesquisadores chegassem a esta conclusão, eles fizeram testes em 106 homens e mulheres para para medição dos hormônios do corpo.
O resultado da pesquisa foi que não se associou níveis saudáveis de vaidade com problemas de saúde. Apenas reforçando dados de estudos anteriores que mostram que os narcisistas vivem na ilusão apenas da auto-estima extremamente elevada, quando na verdade vivem inseguros e infelizes!
Fotos: Reprodução