De acordo com estudos recentes, existem apenas quatro emoções básicas, diferente de outros estudos que acreditavam existir seis
Até o momento se acreditava que o ser humano tem seis emoções básicas: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo, as chamadas Big Six. Qualquer pessoa demonstra essas emoções com expressões faciais, não tem como fugir. O Instituto de Neurociência e Psicologia da Universidade de Glasgow, na Escócia sugere uma mudança no número de emoção. Para os pesquisadores, medo e surpresa, raiva e nojo são sentimentos parecidos e podem ser expressados como um só.
Algumas animações foram apresentadas a algumas pessoas e suas expressões faciais observadas. Eles tinham de fazer caretas a cada emoção. Os cientistas perceberam então que as expressões de raiva e nojo são muito parecidas, ambas fazem com que as pessoas enruguem o nariz. Medo e surpresa nos faz erguer a sobrancelha.
O que os cientistas querem dizer com isso é que há um diferença entre as razões sociais entre medo e surpresa, raiva e nojo, mas biologicamente falando as quatro emoções são apenas duas. Então, seriam apenas quatro emoções básicas: felicidade, tristeza, medo/surpresa e raiva/nojo. São as emoções que podem ser notados por meio de sinais faciais.
Fotos: Reprodução