O olhar humanista de Sebastião Salgado, um dos maiores fotodocumentaristas do mundo, será exposto pela primeira vez em Sobral. A mostra Êxodos retrata a história de fuga de pessoas que, pressionadas por circunstâncias históricas, deixaram para trás a cidade natal. Em geral, são migrantes, refugiados ou exilados que tentam escapar da pobreza, da repressão ou da guerra.
Para realização de Êxodos, o fotógrafo percorreu 40 países durante seis anos e registrou a parte da humanidade que fez do êxodo uma opção de vida. A exposição, que conta com a curadoria de Lélia Deluiz Wanick Salgado, fica aberta para visitação gratuita de 24 de julho a 24 de setembro de 2018, de terça-feira a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 21h e sábado das 17h às 21h, na Casa da Cultura de Sobral.
Êxodos é uma história reveladora, que retrata pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade. “Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes”, define Salgado.
A coleção com 60 pôsteres que compõe essa exposição foi doada por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, ONG ambiental que o casal fundou em 1998, em Aimorés (MG). Êxodos já esteve em cartaz em cidades como Salvador, Recife, Curitiba, Brasília, Fortaleza e chega agora em Sobral por meio da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer – Secjel e Instituto Ecoa.
A mostra é dividida em cinco principais temas: África; Luta pela Terra; Refugiados e Migrados; Megacidades; e Retratos de Crianças. São imagens impactantes que retratam a fuga de migrantes, refugiados e pessoas deslocadas em diferentes pontos do mundo; a tragédia sem paralelo da África; o êxodo rural, o conflito de terras e a urbanização caótica na América Latina; imagens das novas megalópoles asiáticas e, em cada uma dessas situações extremas, o registro daquelas que, mesmo envoltas no caos, mantêm viva a chama da esperança e da dignidade humana: as crianças.
Serviço:
Exposição “Êxodos” de Sebastião Salgado
Abertura dia 24 de julho, às 19h, na Casa da Cultura de Sobral (Av. Dom José, 929, Centro).
A exposição permanece no local até o dia 24 de setembro
Horário de visitação: De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h ás 21h a aos sábados, das 12h às 19h
Entrada gratuita. Informações: (88) 3611-3324
Fotos: Reprodução