Campanha de vacinação contra a paralisia infantil termina nesta segunda-feira (31)
31 de agosto de 2015
Mercado coreano de beleza em ascensão
31 de agosto de 2015

Na primeira edição do projeto Criadores em Cena, a Escola Porto Iracema das Artes, em Fortaleza, convida o professor e pesquisador de poéticas tecnológicas Alexandre Veras a um intenso processo de criação e formação artística, que vai ocupar o MAC com a exposição A Conversa Infinita. A mostra envolve sete instalações visuais, sonoras e interativas em ambientes imersivos, e fica em cartaz de 02 de setembro a 04 de outubro, Aberta ao público e gratuita.

De acordo com Alexandre Veras, a exposição surge a partir de um diálogo com a obra homônima de Maurice Blanchot. No livro, o autor aborda o cansaço como experiência-limite que rearticula toda a idéia de experiência. “Como o cansaço pode montar armadilhas, reconfigurando nosso modus operandi”, numa sociedade hiper-acelerada, monitorada e controlada, marcada pela depressão e pelo estresse?

O trabalho é uma zona de confluência entre as várias trajetórias do artista-realizador, atravessadas pela mais intensa delas: a formação. A partir dessa experiência de criação colaborativa, foram constituídos métodos de formação ligados ao fazer prático e teórico, onde a transversalidade é peça chave de aprendizado em um processo de invenção ético-estético.

trabalho com interfaces

A pesquisa, produção e montagem da exposição vem sendo realizadas com a colaboração de artistas e pesquisadores em diferentes linguagens, como mapping; construção de paisagens sonoras e espacialização de áudio; desenho de interfaces e sistemas interativos; criação de ambientes imersivos; cenotécnica para instalações; produção de vídeo; acompanhamento crítico de processos e curadoria e estratégias de mediação e educativo, entre outras áreas.

Com início em maio, o projeto se estende até agosto, com a abertura da exposição. Como um desdobramento do trabalho, são propostas, a partir de setembro, uma série de ações paralelas ligadas a estratégias de mediação e do trabalho educativo. Nesse sentido, integram o projeto uma cartografia do processo e a realização de um seminário e de rodas de conversa.

 

Serviço:

Exposição “A conversa infinita” – Projeto Criadores em Cena:

Abertura da exposição: 02 de setembro de 2015 (quinta-feira)

Local: MAC – Museu de Arte Contemporânea – Dragão do Mar – Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema

Hora: 19h

Entrada gratuita

Exposição em cartaz até 04 de outubro de 2015

Visitação aberta ao público, de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.

 

Fotos: Reprodução

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *