Exposição faz parte do Memorial da Resistência com o intuito de expor matéria sobre o período da ditadura militar
Inaugurou-se no último dia 30 de agosto, o Memorial da Resistência, que ocupa o prédio da Secretaria Municipal de Cultura onde, este, ficava a sede da Polícia Federal no período ditatorial brasileiro, especificamente no Ceará. No espaço, é possível conhecer duas antigas celas e uma câmara de tortura, que causou muito sofrimentos aos torturados do regime militar.
Para manter o debate sobre as temáticas da liberdade democrática, do exercício da cidadania e do respeito aos direitos humanos, o Memorial da Resistência, por meio da exposição Arquivo de Sombras, recupera marcas físicas deixadas por presos políticos nas paredes das antigas celas, registros fotográficos e de vídeo, bem como depoimentos que retratam a experiência da Ditadura Militar no Ceará e suas nuances.
As visitações poderão ser realizadas pelo público em geral de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. À tarde é aberto para escolas, por meio de agendamento. O Memorial da Resistência é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Butuca Produções Culturais, com apoio de Os Aparecidos Políticos, Comitê Cearense Memória, Justiça e Verdade – Ceará, 64/68, Arquivo Público do Ceará, Museu da Imagem e do Som, Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel.
Serviço:
Memorial da Resistência: Exposição Arquivo das Sombras
Data e horário: Segunda a sexta, das 9h ao meio-dia. À tarde é aberto para escolas e instituições com agendamento
Local: Secretaria de Cultura de Fortaleza (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro).
Telefone: (85) 3105-1291.
Fotos: Divulgação/Nely Rosa