Exposição Cococi no Centro Dragão do Mar

Art Daqui|Cultura|Em Fortaleza|Exposições

Que tal começar essa segunda-feira já deixando a preguiça de lado e preparando a agenda cultural da semana? Se você curtiu a ideia, então se liga na nossa dica para os amantes da fotografia! A partir das 19 horas da próxima terça-feira, dia 10, a Multigaleria do Centro Dragão do Mar, vai receber a Exposição Cococi. Com vinte e oito fotos de Rubens Venâncio e Fernando Jorge, o ensaio traz o cotidiano e cenário da ex-cidade, no sertão cearense.

Cococi é resultado de várias idas ao local de mesmo nome, entre 2013 e 2015, quando os fotógrafos se hospedaram na casa dos habitantes locais. Com isso, o trabalho passa através das imagens um retrato da história inusitada do local, do cotidiano dos poucos moradores que restam, trazendo as formas de habitar, causos e imaginário desses sete habitantes, entre as ruínas e algumas poucas edificações que compõem o cenário da ex-cidade.

A exposição é gratuita e ficará em cartaz por um mês na Multigaleria. O ensaio faz parte da Temporada de Arte Cearense, dentro dos editais culturais 2015/2016 do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A curadoria é de Ademar Assaoka. Já o texto é assinado por Eneida Feitosa, professora da Universidade Regional do Cariri (Urca) e ex-moradora de uma das duas casas mais antigas de Cococi.

cococi1

A ex-cidade

Cococi – “coco pequeno” em tupi-guarani – já foi vila, distrito e cidade. Situada no sertão dos Inhamuns, a ex-cidade carrega relevante papel na história da colonização cearense. Foi, por exemplo, sede de uma das maiores sesmarias do Estado, tendo importante caráter no processo de povoamento do Interior, até ser extinta na década de 1960.

Seu processo de abandono ocorreu após disputas de grupos políticos rivais, denúncias de irregularidade fiscal, e desentendimentos entre a prefeitura local e o governo estadual. Atualmente, sete moradores divididos em duas famílias habitam esse quase-lugar e vivem da agricultura de subsistência. Da antiga cidade, hoje restam reuínas e poucas construções.

cococi2

Os autores

Rubens Venâncio é fotógrafo e professor do Curso de Artes Visuais da Urca, onde, além da realização de trabalhos fotográficos autorais, dedica-se à pesquisa em fotografia, organiza exposições e outros projetos fotográficos. Atualmente, faz doutorado em Artes na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua fotografia de caráter documental e autoral vem percorrendo e explorando o Ceará ao mostrar um olhar inesperado, espontâneo e, ao mesmo tempo, construído. A forte presença da cor vem caracterizando seus últimos ensaios.

Fernando Jorge é fotógrafo e professor de fotografia. Mestre em Comunicação e Artes na Universidade Nova de Lisboa, é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Leciona na Travessa da Imagem e na Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento da UFC. Expôs em mostras coletivas, fez parte do conselho curador dos Encontros de Agosto 2013, e foi curador do projeto Afetos Urbanos. Seu trabalho “Memento Mori” foi contemplado com o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia.

cococi3

Interessante a proposta da Exposição Cococi, não é mesmo? Aproveita e coloca na sua programação cultural. Ah! Não esquece de contar pra gente aqui nos comentários o que você achou do ensaio! A equipe do No Pátio vai adorar a sua opinião!

Serviço:

Exposição Cococi
De 10 de maio a 10 de junho
Multigaleria do Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81. Térreo, em frente ao Cinema do Dragão)
Dias e horários: D terça a sexta-feira, das 9h às 19h (com entrada até 18h30) e sábados, domingos e feriados, de 14h às 21h (com entrada até 20h30) – Gratuito

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter