Em sua primeira mostra individual, o artista e designer cearense apresenta seus estudos em composições modulares em representações volumétricas e planas
O Espaço Cultural Correios promove, nesta quarta-feira (15), o lançamento do catálogo da exposição Difuso, do artista e designer cearense Túlio Paracampos. Na ocasião, será realizada visita guiada seguida de brunch para convidados. Com base nas pesquisas da forma e da cor presentes nas representações concretistas, apresentadas através de uma linguagem mínima e simbólica, Paracampos propõe uma releitura dessa corrente estética em sua primeira mostra individual.
Com atuação no segmento das artes visuais desde 1997, já expôs em cinco edições da Casa Cor Ceará, Imprima Sobral – Mostra Internacional de Gravura (2012), e Unifor Plástica (2007 e 2011). Relevos e formas representam a significação própria da obra em Difuso. Composta por 30 obras produzidas entre 2005 e 2013, a mostra apresenta gravuras, pinturas, esculturas e experimentações gráficas resultantes da sua pesquisa sobre composições modulares.
A mostra apresenta o estudo de composição que tem origem em módulos. Este elemento essencial é submetido a diversas experiências visuais. “Na sua representação tridimensional, toma partido da forma e tem como meta a resultante gráfica da sua projeção. Já nas representações planas, os módulos se sobrepõem em camadas sucessivas e translúcidas, alcançando, por meio da variação de proporção, cor, intensidade e textura visual, a sua proposta final de representação, isto é, a difusão ou diluição da forma pura”, explica Paracampos.
Essa é a origem do título dado à exposição, que remete ainda à proposta sociocultural. Tendo em vista a difusão da arte e a sua democratização, os Correios, que patrocinam a exposição, irão promover visitas de 400 alunos de escolas públicas à mostra. O projeto expográfico assinado pela arquiteta Suyenne Lemos já convida a refletir sobre o método do artista ao organizar as composições modulares das mais simples às mais complexas, promovendo maior interação e, consequentemente, maior acessibilidade às artes visuais.
“Com as visitas guiadas, oficinas e palestras voltadas aos estudantes, a ideia é ir além da fruição de obras, permitindo o compartilhamento da experiência artística, ampliando o repertório cultural desse público, que muitas vezes não tem acesso à produção artística da cidade”, revela o artista.
Serviço:
Exposição Difuso, de Túlio Paracampos
Local: Espaço Cultural Correios (Rua Senador Alencar, 38 -Centro)
Telefone: (85) 3255-7262/E-mail: espacoculturalce@correios.com.br
Visitação: De 18/12/13 a 28/02/14, das 8h às 17 horas (segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h (sábados).
Fotos: Reprodução