“Verde-Amarelo” mostra exemplos da criatividade e inventividade dos brasileiros em relação aos seus eventos esportivos e à paixão pelo futebol
A exposição “Verde-amarelo” mostra as divertidas faces da torcida futebolística brasileira. A mostra enfatiza o design da rua, os inventos cotidianos e os momentos quando os brasileiros se orgulham das cores da bandeira brasileira. A maioria das imagens e dos objetos foi captada no interior do Ceará, durante a Copa de Mundo de 2010. A exposição é concebida para Fortaleza, uma das cidades-sede de jogos da Copa das Confederações.
“Durante a mostra, pretende-se ampliar o acervo com a colaboração do público, criar ações interativas e resgatar algo do rico universo da cultura popular em torno das cores da bandeira do Brasil, com um olhar descontraído e com certa ironia”, revela Titus Riedl, um dos idealizadores da exposição. Ele ainda afirma que a exposição busca mostrar, de maneira divertida, como se dá essa cultura do improviso aqui no Ceará.
Segundo Valéria Laena, diretora do Museus do Dragão do Mar, esse é um momento oportuno para refletirmos de maneira leve sobre questões importantes como construção da brasilidade, identidade e memória. “O povo cearense é conhecido por sua criatividade, então estamos apostando nesse espírito inventivo para mostrar como se materializa essa mobilização nestes períodos em particular”, afirma.
Serviço:
Exposição “Verde-Amarelo” no Dragão do Mar
Data: terça a quinta, das 9h às 19h e de Sexta a domingo e feriados, das 10h às 20h.
Telefone: (85) 3488-8611.
Facebook: www.facebook.com/dragaodomar
Twitter: @_dragaodomar
Foto: Reprodução