Lady Gaga aparece seminua na capa de ‘ARTPOP’
8 de outubro de 2013
Enade – 19 cursos do Ceará tiveram avaliação insatisfatória
8 de outubro de 2013

A exposição apresenta obras inéditas e referenciais de Sérvulo Esmeraldo no Palácio da Abolição

expo LUZ  de SÉRVULO ESMERALDO - credito fotos GENTIL BARREIRA - 435E1258 (15)

Com mais de 60 obras exibidas nos jardins e na galeria do Palácio da Abolição, o artista plástico cearense Sérvulo Esmeraldo esbanja frescor. Aos 84 anos, o “menino do Crato” comemora com vivacidade o talento que o Crato lhe deu.

Grande parte das obras expostas – esculturas, relevos e desenhos realizados desde a sua volta a Fortaleza, onde se fixou em 1980, foram projetadas para a exposição ‘LUZ’, que resulta num belo diálogo com o conjunto arquitetônico projetado pelo famoso arquiteto brasileiro Sérgio Bernardes.

servulo

Em Fortaleza, ele é merecedor desta grande homenagem por parte do Governo do Estado do Ceará, que apresenta “LUZ” – uma exposição abrangente de sua obra, no complexo arquitetônico do Palácio da Abolição, com curadoria da renomada Dodora Guimarães Esmeraldo. As obras expostas no Mausoléu Presidente Castelo Branco, nos jardins e na galeria de arte do Palácio constituem “o resumo de uma vida”, sintetiza o próprio autor.

expo LUZ  de SÉRVULO ESMERALDO - credito fotos GENTIL BARREIRA - 435E1258 (12)

Paralelo à exposição ‘LUZ’, Esmeraldo cumpre uma intensa agenda de exposições neste 2013. Em Paris, ele foi um dos artistas da celebrada exposição “Dynamo – Um século de Luz e Movimento na Arte (1913-2013)”, no Grand Palais. Em cartaz de 09 de abril a 22 de julho, esta foi a maior e mais importante mostra de arte cinética já realizada, ocupando quatro mil metros quadrados do museu.

expo.LUZ.de.S.RVULO.ESMERALDO..credito.fotos.GENTIL.BARREIRA..435E1258.1

Em São Paulo, ele é um dos 111 artistas da exposição 30 X Bienal, comemorativa da trigésima edição da Bienal Internacional de São Paulo, no parque Ibirapuera. Esmeraldo integra, também na capital paulistana, a coletiva Cinéticos e Construtivos, na Carbono Galeria.

expo LUZ  de SÉRVULO ESMERALDO - credito fotos GENTIL BARREIRA - 435E1258 (16)

Mas, é no Rio de Janeiro onde o artista cearense mostra todo o seu valor, na exposição Sérvulo Esmeraldo – Pinturas, desenhos, gravuras, objetos, esculturas e excitáveis, na Pinakotheke Cultural. A exibição reúne 70 obras do artista cearense, da década de 1950 aos dias atuais. A exemplar curadoria e montagem de Max Perlingeiro oferece ao público a oportunidade de se conhecer e compreender a importância da obra de Sérvulo Esmeraldo para a arte universal.

Servulo.Esmeraldo_LUZ.Credito.foto.Jarbas.Oliveira.001.9

A exposição ‘LUZ’ que já foi visitada por críticos e historiadores de arte, colecionadores e apreciadores de arte brasileiros e estrangeiros, e que mereceu no último dia 19 de setembro um coquetel comemorativo com amigos e admiradores do artista, prosseguirá aberta ao público até dezembro, podendo ser visitada de terça à sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 13 às 17 horas.

 

Fotos: Reprodução/Gentil Barreira/ Jarbas Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *