Uma exposição norteada pelo sentido da existência humana, convidando o público a uma travessia pelas profundezas da mente, despertando discursos enigmáticos enquanto dialoga verdade e ficção, prometendo causar desassossego e transportar o visitante para um enigma de metamorfoses reais e simbólicas. Essa é a proposta de “Mind Games”, exposição do aclamado fotógrafo norte americano Roger Ballen, que está em cartaz no Museu da Fotografia Fortaleza.
Cerca de 60 obras compõem este acervo inédito no Norte e Nordeste, construído durantes as últimas 4 décadas de trabalho de Roger Ballen. As imagens estarão expostas em médio e grande formato, sendo a maioria em preto e branco, com um diferencial: a exibição das imagens a cor, produzidas pela primeira vez por Ballen, que são criações mais recentes.
A estética de “Mind Games” mostra figuras absurdas e um elenco de personagens sobrenaturais, recorrente na obra do artista. Ele “é conhecido por evocar o absurdo da condição humana e por criar imagens perturbadoras e inesperadamente familiares, que são o reflexo de uma jornada psicológica pessoal. Ao longo da sua carreira, somam-se as imagens icônicas que realizou em lugares ruinosos, habitados por pessoas que vivem de forma extrema, à margem da sociedade. O objetivo de Ballen sempre foi o mesmo: questionar o significado e sentido da existência humana”, explica a curadora Ângela Berlinde.
Mind Games
Horário visita mediada: 10h (inscrições pelo sympla.com.br e capacidade máxima para 40 pessoas)
Censura: 16 anos
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Mais informações: (85) 3017-3661