
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) abre, nesta terça-feira (16), no Espaço Zélia Mota, no prédio-sede da Alece, a exposição “Escritório Frei Tito 25 anos: Justiça em Movimento”. Realizada pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), a mostra resgata a trajetória da atuação do Escritório Frei Tito de Alencar (EFTA) na defesa dos direitos humanos e segue aberta à visitação até 27 de fevereiro de 2026!

Ao apresentar esse percurso, a exposição tem como objetivo compartilhar com o público as diversas histórias de luta acompanhadas e fortalecidas pela atuação do EFTA ao longo de seus 25 anos, destacando o papel da assessoria jurídica popular na promoção e na garantia de direitos no Ceará.
O deputado Renato Roseno (Psol) ressalta que a iniciativa contribui para ampliar o conhecimento da sociedade sobre a assessoria jurídica popular e sobre o legado de Frei Tito de Alencar, referência histórica da luta por direitos humanos no Ceará e no Brasil.
“É muito importante que a sociedade conheça o Escritório Frei Tito e a assessoria jurídica popular, que articula educação em direitos, fortalecimento das comunidades e instrumentos jurídicos para enfrentar violações de direitos humanos. A exposição também homenageia Frei Tito de Alencar, nosso mártir dos direitos humanos”, afirmou.
Ao tratar da atuação cotidiana do EFTA, o coordenador do Escritório Frei Tito, Higor Pinto Rodrigues, observa que a exposição revela a diversidade de sujeitos, pautas e territórios atendidos ao longo de sua trajetória. “A exposição retrata comunidades indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais e populações urbanas que lutam por moradia, mostrando o diálogo permanente do escritório com as lutas por direitos humanos em todo o Ceará”, avaliou.
Segundo Higor Pinto Rodrigues, essa atuação é marcada pela construção coletiva e pela conexão entre diferentes histórias de resistência. “São 25 anos de uma história formada por múltiplas histórias. Mais de 400 mil famílias já foram beneficiadas, o que reforça o papel dessas comunidades na promoção e na garantia dos direitos humanos no Estado”, concluiu.
Nesse sentido, o curador do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), Miguel dos Santos, explica que a mostra foi pensada a partir das comunidades assessoradas pelo Escritório Frei Tito, ressaltando o caráter diferenciado dessa prática. “A exposição conta a história do escritório a partir dessas coletividades e apresenta uma atuação que vai além do campo judicial, ao integrar educação popular em direitos humanos, articulação institucional e fortalecimento coletivo”, salientou.
A exposição pode ser visitada gratuitamente até o dia 27 de fevereiro de 2026, no Espaço Deputada Zélia Mota, no prédio-sede da Alece. Fica a dica!
SERVIÇO:
Exposição: Escritório Frei Tito 25 anos: Justiça em Movimento
Abertura: 16 de dezembro de 2025, terça-feira
Horário: 9h30
Local: Espaço Deputada Zélia Mota – Palácio Deputado Adauto Bezerra (Edifício-sede da Alece), ao lado do hall de entrada
Visitação: até 27 de fevereiro de 2026
Fotos: Reprodução/Fonte: ALECE.





