Como todos sabem no dia 13 de abril a cidade de Fortaleza completou 290 anos e durante todo o mês que passou houve uma programação cultural diversificada, que movimentou vários pontos da cidade. Mas engana-se quem pensa que as comemorações em prol do aniversário da capital cearense já chegaram ao fim.
Em comemoração aos 290 anos de fundação da “Loira Desposada do Sol” (pelos versos do poeta Paula Ney), a Câmara Municipal de Fortaleza realiza uma exposição iconográfica do município. Os visitantes poderão vislumbrar nas imagens as características da cidade a partir do século 19, identificando as diversas mudanças que ocorreram ao longo dos anos. A exposição é uma iniciativa do Instituto de Pesquisas Américo Barreiro (IPAB).
De acordo com o historiador e coordenador do IPAB, Juarez Leitão, as imagens mostram um pouco do desenvolvimento que vem ocorrendo na cidade. Ao relembrar a história da Fortaleza dos romances de José de Alencar, o historiador fala com saudosismo dos lugares emblemático do Centro de Fortaleza, e de como o pequeno quadrilátero formado pelas avenidas Duque de Caxias, Dom Manuel, Imperador e a Orla, representou significativamente para o crescimento do município.
Dentre os ícones da nossa história temos também Antônio Rodrigues Ferreira (o Boticário Ferreira), que colocou a cidade nos caminhos do desenvolvimento como metrópole. As imagens da mostra fazem parte do acervo reunido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará.
Saiba mais:
Tendo iniciado a sua trajetória como Vila de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção em 13 de abril de 1726, a cidade começou a ganhar forma e vez no Estado. Em 1818, o engenheiro Silva Paulet elaborou a “Planta da Villa”, com prédios dispersos nas margens do rio Pajeú e na “Prainha” (atualmente Avenida Pessoa Anta), além de propôr um novo arruamento para a vila.
Atualmente, a beleza natural de nossas praias e a proximidade com o clima frio das serras próximas à capital cearense, como Maranguape, Baturité e Guaramiranga, estão entre os destaques que atraem grandes grupos à nossa cidade. E quem não se apaixona por Fortaleza, não é mesmo?
Fotos: Reprodução.